Buscar Terapia com um profissional qualificado, enquanto alternativa para a resolução de uma situação difícil, é uma demonstração de coragem e lucidez. Você está no caminho certo. Está fazendo uma escolha coerente, justa, adequada e deve se orgulhar dessa decisão. 

Queremos que saiba que, por vezes, será solicitado que você traga e discuta emoções perturbadoras e lembranças dolorosas. Lidar com esses pensamentos e sentimentos pode parecer bem difícil no começo e, nesses momentos, você pode vir a se sentir um pouco pior. Todo esse "movimento" é pertinente e necessário, para que você avance no processo, mas com o tempo, você vai começar a se sentir melhor. Para obter o máximo de seu processo terapêutico, procure tornar suas "sessões" consistentes - seja verdadeiro: evite o próprio julgamento, sinta-se livre para ser como você realmente é e exponha como realmente pensa e sente. Ajude-nos a ajudá-lo.

Algumas sessões parecerão mais úteis do que outras, mas é importante perceber que tudo o que seu terapeuta está fazendo é projetado para ajudá-lo a longo prazo, mesmo que não pareça assim no começo. Também vale a pena lembrar a você, que o site A CHAVE DA QUESTÃO é pautado pela ÉTICA, pela responsabilidade e prima pela conquista da sua  AUTONOMIA. O site A CHAVE DA QUESTÃO não é uma plataforma de soluções mágicas e  o seu terapeuta não irá lhe dizer (ou ordenar) "como fazer" nem "o que fazer", mas sim, conquistará com você, caminhos que resultarão em alternativas viáveis e capazes de restabelecer o seu equilíbrio, encontrando juntos, modos únicos de criar soluções e alternativas pessoais.  

O processo terapêutico requer um forte relacionamento entre você e seu terapeuta e um bom grau de esforço de sua parte: juntos, esses dois elementos criam um método bem sucedido para ajudar você a resolver seus problemas.

Psicoterapia e as práticas auxiliares são sensacionais!!

O QUE ESPERAR DA TERAPIA?

Se você decidiu, de forma inteligente e cuidadosa, optar pela terapia, é bem possível que esteja se sentindo ansioso sobre seu primeiro contato com essa técnica. Tomar a decisão de obter ajuda e resolver os problemas que está enfrentando é um primeiro,  porem o mais importante passo para uma nova trajetória na sua vida,  e esse ato deve ser elogiado: PARABÉNS! Esta é a decisão mais sensata que você poderia tomar na direção do autoconhecimento e da verdadeira autoajuda para a solução de problemas que se apresentam como difíceis para você.

Explicar o que se pode  esperar da terapia, tem aqui, a intenção de  ajudar você a se sentir mais preparado e menos "tenso" com seus  primeiros "encontros". No seu primeiro contato com a terapia e depois de haver escolhido um profissional para partilhar suas dificuldades, é bem provável que esse profissional comece lhe fazendo algumas perguntas, a fim de obter uma compreensão do que preocupa você e do modo como o seu processo mental funciona. Todas as informações obtidas nesses primeiros momentos  serão usadas para ajudá-lo no transcorrer do processo terapêutico. 

Algumas perguntas  que o profissional pode fazer incluem:

 "Por que você está procurando a terapia?"- Provavelmente você será perguntado a respeito das questões que estão trazendo você  até aqui, e apesar de entendermos que falar e pensar sobre esses motivos deve trazer algum (ou muito) desconforto,  esta é a  oportunidade de dizer verdadeiramente o "porque" você está aqui e o que você espera obter com a terapia.

"Qual é a sua situação atual e histórico pessoal?" - É muito importante que o profissional escolhido conheça sua situação atual: isso inclui qualquer problema do dia-a-dia que você esteja enfrentando e inclui também as rotinas do  seu trabalho e sua vida doméstica, mesmo que não sejam estes ou aqueles os motivos da sua busca pela terapia. Conhecer um pouco da  sua história pessoal poderá dar ao profissional escolhido, uma chance de entender mais sobre você como pessoa, e o "porque" esses problemas podem estar  ocorrendo.

 "Quais são os sintomas que você está experimentando?" - Se esses sintomas são físicos ou psicológicos: importa. É importante discutir quaisquer sintomas com o profissional.

Bem... é claro que isso não é tudo.... É aconselhável que você seja honesto e aberto ao responder a estas perguntas e a inúmeras outras, a fim de obter o máximo de proveito do processo terapêutico.

Durante sua experiência com a terapia, você deve procurar construir um relacionamento de confiança com o profissional escolhido, para que você possa se sentir seguro e confiante para discutir suas preocupações e aflições. Se por algum motivo você não se sentir à vontade para conversar sobre suas questões com o profissional escolhido (quer seja no começo do relacionamento, que seja no transcorrer dele),  queremos que saiba que é perfeitamente aceitável e altamente recomendável que você procure outro profissional dentro da Plataforma "A CHAVE DA QUESTÃO".

capa_queremos dizer.jpeg

QUEREMOS DIZER UMAS COISAS IMPORTANTES PRA VOCÊ

CONSELHO FEDERAL

DE PSICOLOGIA

CONSELHO REGIONAL

DE PSICOLOGIA DO RJ

CÓDIGO DE ÉTICA

PROFISSIONAL ATUALIZADO

RESOLUÇÃO CFP

011/2018