top of page

SOBRE O "TER" E O "POSSUIR"

APRENDA A POSSUIR O QUE VOCÊ TEM: ISSO EVITA ALGUMAS COMPULSÕES

FOTO: Joshua Coleman

Penso que talvez seja especialmente importante, estabelecer uma sutil diferença entre "ter" e "possuir" - os dois termos utilizados neste post.

"Ter" seria o ato simples de obter, muitas vezes sem fazer uso da coisa obtida e, até mesmo, sem qualquer tipo de ponderação sobre o objetivo ou necessidade de tê-la. É um termo e uma ação francamente disseminados nesta nossa sociedade comtemporânea, onde o "Ter" submete o "Ser", em uma ordem social impregnada pelo consumismo e pelo status que ele evoca. Politicamente, uma ditadura escravagista.

"Possuir", consideraria o ato de fazer uso, aplicar, localizar na sua vida aquilo que lhe é próprio e pertencente.

"Ter" é estanque, "Possuir" é ativo. "Possuir" é mais uma ordem interna do que externa, muito embora tenha essa influência. "Possuir" está ligado ao verdadeiro prazer, à conquista e à auto-estima verdadeira.

Veja: "possuir" em sua forma saudável, considera o próprio desejo, considera o que está ao alcance, considera o que está disponível e é objeto de ESCOLHA. Está pouco ligado ao determinismo consumista, e muito ligado à autopercepção. Considera os limites pessoais e contextuais.

Quando apenas se "Tem" alguma coisa, acaba por existir a estranha possibilidade de não "Possuí-la", porque não mantemos contato com ela, e dessa forma, não fazendo parte da nossa consciência, do nosso cotidiano, ela (tal coisa, pessoa, sentimento), não se apresenta disponível ao uso, ao contato ou ao exercício. Isso faz com que aumente dentro do ser humano, a busca de algo que já existe nele e pra ele, mas como jamais é nomeado ou possuído como seu, continua "NECESSIDADE". Continua 'BUSCA". Eterna busca: de onde podem nascer algumas compulsões.

SEJA GRATO. .Fatima Marques


f

F

bottom of page