Gosta de se manter atualizado?

Tem um tempinho? Que tal uma leitura mais aprofundada?

Veja estes livros com acesso aberto!


- Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia

(eISBN:9786557080320)

Organizador(es): Matta, Gustavo Corrêa; Rego, Sergio; Souto, Ester Paiva; Segata, Jean Editora: Série Informação para ação na Covid-19 | Fiocruz

Idioma: Português

Ano: 2021

Sinopse: Refletir e agir sobre os efeitos de uma pandemia vai muito além do processo saúde e doença e deve incluir também a análise dos fenômenos causados pela Covid-19 a partir de marcadores sociais diversos, como raça, gênero, classe social, sexualidade, territórios e dinâmica econômica. É com esse intuito que o Observatório Covid-19 Fiocruz e a Editora Fiocruz publicam, em coedição, este e-book gratuito. O volume congrega pesquisadores e especialistas das mais diversas áreas da saúde, incluindo antropologia, bioética, história, medicina, comunicação, ciência política, psicologia, relações internacionais, políticas públicas, entre outras. São 68 autores no total, que apresentam contribuições diversificadas e que se debruçam, com especial atenção, sobre as populações vulnerabilizadas do Brasil diante da emergência global. Este é o segundo livro da série "Informação para Ação na Covid-19", que tem como objetivo reunir o conjunto de respostas, pesquisas e ações técnicas produzidas pela Fiocruz durante a pandemia. Com apoio da Rede SciELO Livros, a iniciativa disponibiliza os livros exclusivamente em formato digital e acesso aberto.



- Psicologia e suas interfaces: estudos interdisciplinares

(eISBN:9788523220075)

Organizador(es): Santiago, Alvany Maria dos Santos; Fonsêca, Ana Lucia Barreto da Editora: EDUFBA

Idioma: Português

Ano: 2016

Sinopse: O livro apresenta ao leitor uma vasta gama de temas envoltos na Psicologia abrindo seus pulmões para novos ares, com pesquisas que envolvem diferentes leituras e visões da realidade. Realidade essa recortada majoritariamente do sertão nordestino brasileiro, geografia que serve de pano de fundo para os estudos apresentados, como também estudos realizados em outros espaços geográficos. Os trabalhos estão organizados em subtemas, como:

I — Psicologia e ciências humanas

II — Psicologia e redes sociais de saúde

III — Psicologia e interfaces pedagógicas

IV — Psicologia e teoria das representações sociais.



- Saúde mental e reabilitação psicossocial: avanços e desafios nos 15 anos da Lei 10.2016 (Proceedings)

(eISBN:9786581417079)

Organizador(es): Barros, Sônia; Batista, Luís Eduardo; Santos, Jussara Carvalho dos

Editora: Navegando Publicações

Idioma: Português

Ano: 2019

Sinopse: (Proceedings - Transcrição dos Anais). A publicação contém as conferências e palestras realizadas no “II Encontro de Saúde Mental – Reabilitação Psicossocial: avanços e desafios 15 anos após a Lei 10.216”, iniciativa que conta com a concordância por escrito de todos palestrantes envolvidos, entre eles citamos Benedetto Sarraceno, Ana Maria F. Pitta, Roberto Tykanori, Fernanda Nicácio, Paulo Amarante, Pedro Gabriel Godinho Delgado, e o inesquecível Antônio Lancetti , entre outros. A publicação contribuirá com o processo de formação dos trabalhadores da saúde, alunos de graduação e pós graduação e gestores do SUS.