DICAS PARA GERENCIAR O ESTRESSE NO DIA A DIA

O QUE É O ESTRESSE E COMO É POSSÍVEL GERENCIA-LO

COMO GERENCIAR O ESTRESSE

Todas as pessoas precisam lidar com o estresse em algum momento de suas vidas. É algo natural que pode ocorrer pelas mais diversas causas.

Tenho certeza que em algum momento você passou por isso, mas é importante saber lidar e gerenciar o estresse nas várias situações em que ele pode aparecer.

Está passando por um momento estressante, mas não tem ideia de como lidar com isso? Continue lendo este artigo e aprenda a gerenciar o estresse.

Afinal, o que é estresse?

O estresse é uma resposta do seu corpo para um evento de grande esforço ou importância. Ele normalmente aparece quando você está sob ameaça ou pressão.

Todos os dias, nosso organismo passa por diversas mudanças. Elas podem ser positivas, ajudando o indivíduo a realizar atividades com mais eficiência em momentos de pressão, mas podem também ser negativas, pois se a pressão persistir por um longo tempo, as mudanças que antes eram benéficas tornam-se prejudiciais, causando problemas como angústia, ansiedade ou depressão, por exemplo.

É difícil reconhecer o estresse. Ele pode aparecer através de uma série de sensações como preocupação, nervoso e medo, por exemplo. Além disso, é comum causar também alterações físicas, como pressão alta, coração acelerado, dores de cabeça e pelo corpo, dificuldades de dormir e de memorizar coisas simples.

Qualquer situação que causa mudanças no organismo, independentemente de ser boa ou ruim, pode ser considerada uma fonte de estresse.

Como gerenciar o estresse?

Saber gerenciar o estresse, pode fazer você se sentir melhor no momento certo e ainda proteger sua saúde.

Confira a seguir, 4 dicas para ajudar você a gerenciar o estresse.

1. Identifique a causa

Preste atenção em suas alterações de humor durante o dia, e sempre procure entender as causas que levaram você a se sentir cansado ou estressado. Quando você sabe o que causa seu estresse, elaborar um plano de ação para trata-lo fica muito mais fácil.

2. Construa relacionamentos saudáveis

Um relacionamento também pode ser uma fonte de estresse. Brigas e reações hostis de outras pessoas podem causar alterações imediatas relacionadas ao estresse no seu organismo.

Desenvolver relacionamentos saudáveis pode ajudar, proporcionando momentos agradáveis e aliviando o estresse. Quando falamos de relacionamentos, não são apenas os relacionamentos amorosos que nos referimos, mas também com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, etc.

3. Pratique uma atividade física

Praticar uma atividade física que você goste pode ajuda-lo a liberar a tensão e aliviar o estresse. Atividades físicas aumentam a produção de endorfina, hormônio responsável por gerar sensação de bem-estar e diminuir o estresse.

4. Descanse!

Dormir as 7 ou 8 horas de sono recomendadas é muito importante para descansar sua mente e aliviar o estresse. Se for preciso, corte a cafeína da sua dieta.

Reduza distrações na hora de ir para a cama, como televisão e celular e crie o hábito de dormir todos os dias no mesmo horário. Por mais que pareça algo simples, o sono é uma das coisas mais importantes e poderosas dessa lista para diminuir o estresse.

Ainda não consegue lidar com o estresse?

As dicas que trouxemos neste artigo podem ser úteis, mas se mesmo assim você não conseguir aliviar o estresse, não tem problema!

Algumas vezes é comum não saber como lidar com algumas situações. Você não precisa ter uma solução para tudo!

Se você está sentindo que isso está incomodando sua vida e precisa de ajuda para encontrar uma solução, baixe gratuitamente o aplicativo “A Chave da Questão” e receba aconselhamento terapêutico através do nosso atendimento online.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube ícone social

ENTRE EM CONTATO COM A GENTE

 2019  by  NÚCLEO CONVIVÊNCIAS  .  CNPJ: 07.274.499/0001-74  .  Av. Nelson Cardoso 1149 - Rio de Janeiro  .  Telefone: (21)980-565860  .  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS