top of page

Dez dicas para começar 2022 com menos ansiedade

2022 acabou de começar e já estamos fazendo as tradicionais listas de metas para o ciclo que se inicia. O avanço da vacinação no país traz mais otimismo e a vontade de desengavetar vários projetos suspensos, mas para entrar em 2022 com mais leveza e menos ansiedade é recomendado começar a se planejar e traçar metas (possíveis).


1. Planeje, porém saiba que nem tudo sairá como o esperado, e tá tudo bem

É preciso ter em mente que não podemos controlar tudo. Nossos planos, sempre envolvem outras pessoas, e se depositamos todas as nossas expectativas nisso, é comum provocar muita ansiedade e uma possível frustração. Planeje, mas abra a sua mente para trabalhar com os imprevistos e saber que no final pode dar certo.


2. Cultive seus afetos

Nos últimos anos acabamos nos distanciando e descobrimos uma nova forma de nos relacionarmos e a solidão foi uma grande inimiga. Mas essa nova fase nos permite retomar a sociabilização, com todos os cuidados necessários. Somos seres sociais e precisamos estar em contato com quem amamos. Administre os novos formatos de cultivar os afetos e esteja próximo de quem importa.


3. Exercite-se

Crie uma rotina de atividade física, para cuidar da sua saúde física e mental. Pense em atividades que possam ser prazerosas e que vão te estimular a criar um novo hábito.


4. Alimente-se bem

Comece a cuidar mais da sua alimentação. Não se cobre de fazer uma dieta super radical para alcançar algum objetivo. Tudo o que é muito radical tende ao fracasso. Dieta boa é aquela possível! Comece a se alimentar melhor, eliminando ou diminuindo a ingestão de alimentos que você sabe que não fazem bem e os substitua por mais saudáveis. Alimentação é hábito, mas não precisa ser doloroso. E é sempre bom buscar ajuda de um especialista nutricional para te ajudar nessa nova jornada alimentar.


5. Administre melhor o tempo nas redes sociais

O uso excessivo das tecnologias pode trazer prejuízos para a saúde física e mental. Procure equilibrar o tempo em que está conectado. Os celulares têm uma ferramenta que pode nos ajudar na melhor administração do tempo de uso. E não esqueça de desligar o aparelho antes de começar a rotina de sono para ter uma noite melhor.


6. Dedique minutos ao ócio ou atividades prazerosas

Se você não tem tempo no seu dia para sentar e não fazer nada por alguns minutos, alguma coisa está errada. O excesso de estímulos e atividades pode causar estresse e outros sintomas psicológicos importantes. Por isso, reveja sua rotina e procure criar um novo arranjo, no qual você possa ter alguns minutos para relaxar, ler um livro, assistir um jornal, fazer uma atividade, estar com seus filhos, ou simplesmente não fazer nada. A vida não pode ser apenas um amontoado de obrigações.


7. Comemore

Aprenda a comemorar as suas conquistas e as de quem você ama. Faça uma reflexão e pense em quantas coisas você não se permite comemorar, agradecer, apreciar. A vida pode se tornar mais leve quando aprendemos a ser gratos e gentis com o outro e com nós mesmos.


8. Boa rotina de sono

A qualidade do seu sono pode definir a qualidade do seu dia. Então, criar uma rotina, se afastar das telas pelo menos meia hora antes de deitar, criar um ambiente calmo e acolhedor, respirar com calma são atitudes fundamentais, que vão ajudar a ter uma noite tranquila, essencial para a saúde mental.


9. Cuide da sua mente

É natural iniciar o ano com vários projetos e depois abandoná-los com o passar dos dias. Isso pode gerar ansiedade e frustração. Aprenda a administrar melhor a rotina e, se for preciso, faça acompanhamento psicológico para desenvolver o autoconhecimento.


10. Saia do automático

Perceba o seu corpo, aprenda a respirar, experimente comer coisas diferentes, teste novos caminhos para chegar ao trabalho, inclua novas atividades no dia a dia, se permita conhecer o novo.



bottom of page