Conheça os benefícios das sonecas relâmpago

Evidências científicas apontam que sonecas curtas podem ser uma ferramenta valiosa para restaurar o estado de alerta e a energia para começar o dia bem.

Cada dia mais o ser humano se torna mais multitarefas, com longas jornadas de trabalho, cuidado com a casa, família, momentos de lazer com os amigos e até investindo no empreendedorismo. Às vezes, o corpo não consegue produzir o quanto gostaríamos e acaba ocorrendo o esgotamento físico e mental, obrigando a fazer uma pausa.

Os especialistas afirmam que sonecas curtas durante o dia, ou como eles chamam, sonecas relâmpago, permitem neutralizar os efeitos fisiológicos que ocorrem no corpo, desde que acordamos. Ao acordar, o corpo começa a aumentar a produção de adenosina, substância química do cérebro que é um subproduto do metabolismo. Ou seja, quanto mais tempo você fica acordado, mais adenosina se acumula em seu cérebro, aumentando assim a sensação de sono. Ao tirar uma soneca, o corpo reduz a adenosina, metabolizando um pouco dela em nosso sistema e isso ajuda a aumentar os níveis de energia e aumenta o sentimento de estar mais alerta e desperto. Segundo os especialistas, isso pode contribuir para melhorar o humor, reagir a estímulos mais rapidamente, reduzir a possibilidade de cometer erros e a focar e prestar mais atenção ao que é preciso ser feito.

Os cochilos curtos, citados pelos especialistas como power naps em inglês, têm esse nome justamente pela energia que proporcionam, e devem possuir uma duração de 10 a 20 minutos.

A pesquisadora do sono e autora do livro Take a Nap! Change Your Life, Sara Mednick, explica que se a intenção é melhorar a memória, a criatividade, as funções perceptivas ou os processos cognitivos, é necessário um cochilo mais longo, de até 90 minutos. Nas sonecas mais longas — de 60 a 90 minutos —, o corpo entra na fase REM (sigla em inglês para "movimento rápido dos olhos"), e esse sono profundo é semelhante ao que temos a noite, por isso oferece os mesmos benefícios.

A pesquisadora explica que tirar uma soneca rápida é como nadar ou andar de bicicleta: ou seja, é uma habilidade que exige treinamento e que, em pouco tempo e sem grande esforço, pode ser adquirida. O ideal para aprender é começar colocando um alarme para garantir que não vai perder a hora. Ao treinar todos os dias, no mesmo horário, o corpo começa a incorporar o hábito de associar essa atividade a um horário específico. Além disso, ela explica que o corpo leva cerca de três meses para se habituar a essa nova atividade.

Tente relaxar em algum lugar confortável, escurecer o ambiente ou usar uma máscara para cobrir os olhos e tente aproveitar esse momento para ficar quieto e descansar. Cinco minutos antes de tirar uma soneca, também é recomendado deixar de checar o celular ou ler e-mails, respirar com calma e talvez beber um pouco de água. Resumindo, relaxe e fique confortável.