top of page

Como identificar uma produtividade tóxica e quais são os riscos


<a href='https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/produtividade'>Produtividade foto criado por pch.vector - br.freepik.com</a>


A produtividade tóxica pode ser um problema para pessoas que estão em atividade, principalmente aquelas que estão em regimes de home office, trabalhando a distância, onde o contato com a chefia pode não ser tão de perto.

O mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital, assim, até mesmo a forma de conseguir um atestado de saúde ocupacional onde tirar mudou. Nele, avanços tecnológicos se tornaram populares, tendo feito parte da rotina.

Então, por conta do agravamento da pandemia de coronavírus, o home office foi visto como a solução para uma série de empresas, criando uma maneira de continuar o trabalho e manter as atividades em funcionamento.

Esse modelo se mostrou muito proveitoso, principalmente com as ferramentas atuais desse tipo de produção, que permite um trabalho muito mais seguro e efetivo usando aplicativos digitais para fazer toda a etapa operacional do trabalho.

Por isso, quando o contágio pelo COVID-19 começou a diminuir, e o mundo corporativo começou a tomar novos ares, algumas empresas optaram por manter seus profissionais trabalhando em home office, pelo menos em alguns cargos de eventos corporativos e confraternizações e outras áreas.

Em muitos casos, esse tipo de ação acabou colaborando para um aumento na produtividade da empresa, com muitos profissionais alegando que o home office é o caminho mais adequado para a produção de seu trabalho, e desejando manter o formato.

A recepção desse modelo de trabalho foi muito positiva, tanto da parte das empresas quanto da parte dos colaboradores, ao ponto em que algumas companhias acabaram optando por deixar que os próprios profissionais escolham trabalhar em casa alguns dias.

Entretanto, a popularização desse formato acabou trazendo à tona um problema que não é novo, mas que acomete uma série de profissionais que estão trabalhando remotamente, mesmo antes da pandemia: a produtividade tóxica.

Produtividade tóxica: entenda mais sobre o conceito

Quanto mais pessoas começaram a ficar em casa e trabalhar de casa, mais visível esse problema começou a ficar, levando profissionais a entenderem melhor como identificar a produtividade tóxica e como lidar com ela.

Em um termo comum, a produtividade tóxica é quando o excesso de preocupação ou dedicação ao trabalho se torna um problema, em muitos casos trabalhando acima do prazo comum e prejudicando a saúde mental do profissional.

Normalmente, a pessoa fica tão nervosa para gerar resultados e mostrar sua produtividade para a empresa de consultoria recrutamento e seleção, que acaba abrindo mão de horas de descanso e de lazer para dar conta de todas essas atividades.

A sociedade atual demanda atenção e produtividade constante, sem se preocupar muito com elementos como descanso, sono, lazer e outras atividades que ajudam a manter a saúde mental e a qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa.

Esse tipo de ação pode gerar uma série de complicações ainda maiores, por exemplo:

  • Ansiedade;

  • Depressão;

  • Déficit de atenção;

  • Burnout.

A última, conhecida também como transtorno de personalidade limítrofe, está diretamente relacionada às complicações pelo esforço acima do saudável com relação a atividades profissionais como um todo.

O excesso de cobrança por desempenho, acompanhado da pouca preocupação com a figura humana do profissional, acabou levando o mundo a esse tipo de atividade.

Assim, isso acabou gerando um problema genuíno que deve ser operacionalizado com mais inteligência para resultados melhores, tanto na frente de antecipação de recebíveis para empresas quanto em muitas outras áreas.