7 DICAS INCRÍVEIS PARA MELHORAR SUA AUTOESTIMA


7 Dicas Incríveis para Melhorar Sua Autoestima

7 dicas incríveis para melhorar sua autoestima

A autoestima pode ser considerada como uma avaliação que uma pessoa faz de si mesma, que pode ser tanto positiva quanto negativa.

Ela é essencial para o bem-estar físico e mental de qualquer pessoa, pois a aceitação se reflete em todos os aspectos da vida.

As pessoas que possuem a autoestima alta costumam ser mais confiantes e conviver melhor com situações adversas, justamente por acreditarem em seu próprio potencial.

Se você está com sua autoestima baixa, acompanhe neste artigo, 7 dicas incríveis que elaboramos para ajudar você a melhora-la. No final do artigo, separamos uma dica especial como bônus. Confira!

1. Elimine a sensação de culpa

Se sentir constantemente culpado é um dos principais motivos para uma baixa autoestima. Independentemente do motivo, é comum pensarmos que somos os grandes culpados pelas coisas que acontecem.

Procure acabar com esse sentimento, levando em consideração que todos nós temos a oportunidade de mudar e aprender com nossos erros e acertos.

2. Evite fazer comparações

Atualmente, o mundo é movido pela competitividade. Isso nos faz pensar que nosso sucesso profissional ou pessoal é alcançado quando superamos outras pessoas. O problema é que quando não conseguimos atingir essas metas acabamos ficamos frustrados e derrubando nossa autoestima.

Por isso, esqueça dessas comparações. As pessoas são diferentes, únicas, complexas e cada uma passou por uma experiência distinta, assim como você.

Logo, o que faz uma pessoa feliz ou triste, não necessariamente funcionará da mesma maneira para você. Sabendo disso, faça o que te faz bem e esqueça aquele ditado que diz que a grama do vizinho é mais verde, você não precisa fazer comparações.

3. Seja confiante

Você não precisa esperar que alguém dê uma ordem para começar a agir. Lembre-se: Sempre é possível encontrar em si forças para alcançar seus objetivos.

Quando sua você acredita no seu sucesso, sua mente e autoestima tendem te acompanhar rumo a sua meta

4. Aceite e supere seus erros

Não permita que um erro seja a razão para derrubar sua autoestima. Perdoar os outros muitas vezes é mais fácil que perdoar a si mesmo.

Saber perdoar seus erros ajudará você a viver e conviver melhor consigo.

5. Realize atividades que façam bem para você

Encontre uma atividade que você gosta de fazer e que aumenta sua autoestima. Então, sempre que sua autoestima diminuir, busque a mesma situação.

Lembre-se: O que faz bem para outra pessoa, não necessariamente vai fazer o mesmo por você. Busque algo que funcione e seja prazeroso para VOCÊ!

6. Seja sincero consigo mesmo

Se mentir para outra pessoa pode te prejudicar, mentir para si pode ser ainda pior.

Seja sempre sincero sobre suas facilidades e dificuldades. Entender onde você é bom e onde é ruim pode trazer equilíbrio para sua mente. Evite a autocritica excessiva.

7. Comemore quando vencer

Nem só de erros é feita a vida. Nós também acertamos, e cada objetivo alcançado deve servir como impulso em direção ao próximo. Jamais deixe de comemorar suas vitórias, elas também são importantes para o seu aprendizado.

Bônus: Busque o auxílio de um profissional

Apresentamos uma série de dicas que podem ser muito úteis para o crescimento da sua autoestima. Entretanto, nem todos conseguem coloca-las em prática sozinhos.

Se você precisa de ajuda para começar, não se preocupe!

Baixe gratuitamente nosso aplicativo, “A Chave da Questão” e experimente o Aconselhamento Terapêutico. Profissionais especialistas poderão ajudar você a encontrar soluções para situações difíceis.

RECEBA NOVIDADES DA CHAVE DA QUESTÃO

  • Facebook
  • Instagram

© 2019 by Fatima Marques / Todos os direitos reservados