top of page

DEPOIMENTOS

Jaila.jpg
JAILA

Fazer terapia com a Fátima Marques foi fantástico para a minha vida, pois, além dela ser uma bela profissional é muito humana... 🥰
Quando mais precisei, ela me ajudou e muito!


Tudo o que eu não conseguia mudar em mim, ela conseguiu através do seu maravilhoso trabalho!
Com ela, aprendi muitas coisas durante uma crise depressiva que tive...Sendo que o quê mais me marcou foi eu aprender com ela a olhar para dentro de mim, a ter amor-próprio, a me valorizar, a me respeitar e a confiar mais em mim!


A única coisa que não foi boa é porque eu não estava lúcida e discutia com ela quando ela estava certíssima...😫


Os resultados com o trabalho que ela realizou comigo foram incríveis! Me tornei uma nova pessoa e para melhor! 🙏🥰


Minha relação com ela foi muito boa, apesar dos "puxões de orelha", que na verdade, eram somente para o meu amadurecimento e crescimento pessoal e profissional!
Esta psicóloga, abaixo de Deus salvou e mudou a minha vida!
Eterna gratidão à ela! 🥰🦋

danilo.png
DANILO

Eu nunca tive a oportunidade de vivenciar uma consulta terapêutica e sempre tive muito medo da ideia de me abrir para uma pessoa desconhecida, falar de sentimentos, problemas e ter que lidar com o fato de que aquela pessoa poderia me julgar pelas minhas atitudes. A pandemia aconteceu, e com ela todas as consequências possíveis de uma quarentena num momento de vida de muitas escolhas e quase nenhuma certeza não demoraram para aparecer.
Decidi por vontade própria, depois de muito me perguntar se realmente era um problema tão insolucionável procurar ajuda e me cuidar melhor, ir atrás de algum acolhimento a fim de acalmar em mim a ansiedade de ter que lidar com uma rotina de pequenas e poucas nuances em decorrência da quarentena.
Encontrei o site .A Chave da Questão depois de uma breve pesquisa e realizei contato com a Priscilla Kayat Kessedjian, que me recebeu de uma forma muito carinhosa, prestativa e educada.
Digo com certeza, que depois de um período de 4 semanas de conversas e acolhimento, que fui completamente transformado desse processo de abertura e conhecimento dos próprios sentimentos e desejos. De repente, em questão de minutos no primeiro dia, me encontrei totalmente disposto e confortável para falar, quebrando toda expectativa daquele medo de ser julgado.
A Priscilla é uma profissional muito humana, que trabalha com excelência. Me acolheu em todas as indagações e foi certeira na condução e auxílio à busca pelas respostas internas. Em momento algum foi desrespeitosa e se mostrou totalmente prestativa e empolgada pra tornar todo esse período de pânico e caos um pouco menos pior (além de ter um gatinho lindo e curioso nos fazendo companhia às vezes), descobrimos algumas coisas em comum na nossa trajetória, o que deixou o processo muito mais “próximo” do que a distância que SP/RJ nos separava.
Apesar da ideia de ser acolhido de forma remota, sem presença e contato físico e com todos os problemas técnicos que podem ocorrer ser bem estranha, a experiência não deixou de ser menos humana. Sinto que minhas inquietações desse período de isolamento foram ouvidas e saio dessa experiência me sentindo muito mais atento a mim mesmo, dando muito mais importância ao que eu não enxergava com tanta clareza que estava acontecendo. Passar pelo programa foi um processo essencial nesse período de isolamento, termino com muita vontade de viver e me sentindo muito mais aberto a me escutar e escutar aos outros, investir num cuidado com a mente e corpo e muito mais preparado para lidar com as questões emocionais pelos próximos momentos.

crislan.jpg
CRISLAN

Eu era mais um acometido pelo pânico advindo do temor ao inimigo invisível que nos cerca, aliado à reafirmação constante de notícias ruins no dia a dia, que por sorte encontrou o site A Chave da Questão. Sem condições de pagar por uma consulta naquele momento, me alegrei ao saber (através de um amigo paranaense estudante de psicologia) que poderia ser atendido gratuita e virtualmente por profissionais da psicologia através do site. A minha escolha acabou sendo a psicopedagoga Joyce Magalhães, e definitivamente não me arrependo do veredito. Fui muito bem tratado, ela me ouviu, me ajudou a esclarecer o que estava acontecendo comigo, e principalmente me passou a confiança que eu precisava para recuperar o equilíbrio, retornar à racionalidade. Depois de conversar com ela, em poucos dias eu já estava melhor, saia na rua sem o medo que antes me agoniava, e seguro de que apesar do meu cérebro me pregar peças, eu posso ter o controle da minha reação diante delas. Tempos depois, a recomendei à minha namorada, pela confiança na boa profissional que encontrei. Sou profundamente grato.

gisele.png
GISELE

Encontrei o grupo "A Chave da Questão" em um momento muito difícil, estava desempregada, com a pandemia aumentaram as crises de ansiedade e meu relacionamento com meu companheiro havia terminado . Numa tentativa desesperada de me sentir melhor , mesmo cética, procurei atendimento online, entrei em contato e para minha surpresa no dia seguinte já tinha uma consulta . Foi então que conheci o Dr. Carlos Azevedo, muito atencioso, paciente e um competente profissional, me ouviu, me acalentou e me fez entender muitas coisas que me ajudaram muito. Lembro de um dia em que estava muito triste e recebi uma mensagem dele perguntando sobre meu estado emocional ,ele me deu a atenção e a sabedoria que eu precisava naquele exato momento. Foi muito especial e gratificante ter este apoio, do especialista que me ajudou e das lives na internet, hoje estou melhor graças a esta ajuda, foi o empurrão que faltava para eu enxergar minha vida de uma forma totalmente diferente e lembrar que sou eu que estou no comando.

Agradeço muito o apoio e parabenizo iniciativa desde grupo, de coração, meu muito obrigado

GLAUCIA.jpg
GLAUCIA

Os benefícios de fazer a terapia com a Priscilla me fez refletir melhor em alguns aspectos da minha vida ,me fazendo pensar antes de agir e não fazer muito caso de alguns aspectos negativos que a depressão faz com minha mente, isso me fez muito bem reduzindo as crises que eu tinha e me ajuda a levar uma vida normal trabalhar, cuidar da minha casa da minha filha pequena só tenho agradecer indicaria para qualquer pessoa
> Muito obrigada! (PRISCILLA)

igor.jpg
IGOR

É de suma importância revelar minha gratidão a Rosangela Perez pela sua atenção e seu profissionalismo. Pois, ela me ajudou muito num momento muito importante da minha vida,onde me encontrava desesperado( altamente depressivo) pelo fato de ter acreditado na proposta de uma sociedade de um Senhor de idade, meu vizinho e o mesmo não cumpriu com o prometido. Me vi sem chão, perdido, pensando: acreditei nele até pela idade e a proposta e agora perdi tudo que tinha. Porque nada do que me prometeu aconteceu e estou com dificuldade em receber meu dinheiro. Achei importante detalhar porque muitas pessoas podem estar passando pela mesma coisa. Enfim, depois de nossa conversa, as coisas ficaram mais leves. Gratidão! 

Camila 1.jpeg
CAMILA

A quarentena tem sido um período muito complicado na minha vida e na vida de muitas pessoas. Antes de tudo mudar, eu nunca tinha dado atenção e nem conhecia as questões relacionadas a saúde da mente, até que eu tive crises de choro, estava desesperada e não sabia o que fazer e foi nesse momento que recordei do grupo “A Chave da questão”. Lá tive a oportunidade de conversar com uma psicóloga super atenciosa, que dispôs do seu tempo para me ajudar num momento essencial. Eu sou completamente grata pela experiência e a equipe pelo desenvolvimento do projeto. (JOYCE VERÔNICA)

Laura .jpeg
LAURA

Conheci a iniciativa A Chave da Questão por meio da internet logo no início da quarentena, em março. Estava me sentindo extremamente sozinha com meus próprios pensamentos e vi no A Chave da Questão a oportunidade de me abrir e expressar meus sentimentos de forma mais agradável. Em três sessões me senti alguém diferente do que já era, consegui ultrapassar alguns obstáculos em meu caminho. Sou extremamente grata ao A Chave da Questão por ter me permitido viver esta experiência tão maravilhosa. Tenho certeza que não sou a única que tive a vida transformada por esta iniciativa. Muito obrigada. (PLANTINA)

SADDE_edited.jpg
SADDE

Eu procurei a Chave da Questão no começo da quarentena tendo muitas crises de ansiedade em um nível que eu tinha crise de choro por conta por medo, me sentindo frágil, preocupada com tudo que tava acontecendo, tive muitas crises alérgicas causadas pela ansiedade, não consegui dormir direito, entre outras coisas. Encaminharam-me para a Joana que com toda a experiência e paciência que tem foi me acalmando, me ajudou a enxergar aos poucos o que estava me preocupando e me fazendo mal, ao ponto de ter estas crises de ansiedade.Fez eu me entender melhor , a busca coisas para fazer que eu me sentisse melhor e mais tranquila. Consegui controlar melhor as crises identificando o começo delas, aprendi também no insta da chave da questão em uma live a fazer uma técnica de respiração que me ajuda a controlar melhor a ansiedade. A melhor coisa que eu fiz para eu mesma neste momento tão complicado com a pandemia foi busca cuidar da minha saúde mental, buscando ajuda através da Chave do Questão que tem profissional como a Joana que estão disponíveis para nos ajudar nesta pandemia.

Flavio.jpg
FLAVIO

Auto-cuidado sempre foi um conselho que eu pessoalmente dava aos meus amigos mas que não praticava muito. Acontece que chegou um momento em que eu não conseguia mais ignorar que eu precisava de atenção no nível psicológico. E claro, isso aconteceu durante o período de isolamento (entre março e junho de 2020). Eu estava me sentindo muito inconstante, com alto e baixos, mas acredito que tive uma crise depressiva intensa porque tive uma vontade intensa de desaparecer, e foi justamente quando eu entendi que precisava de uma ajuda externa. 

Uma amiga me sugeriu o site A Chave da Questão, e falou sobre o acolhimento voluntário. Eu achei que não faria mal tentar. Então, olhei os profissionais disponíveis. Confesso que a princípio senti um estranhamento com a ideia de selecionar um profissional voluntário vendo a foto e uma descrição informativa. Como se selecionasse um produto. Mas depois percebi que era enriquecedor também poder saber alguma coisa sobre alguém com quem pretendo abrir coisas tão íntimas sobre a minha vida.

Antônio Carlos me chamou a atenção devido à descrição que continha "Psicoterapeuta Existencial" e eu reconhecia meu processo como uma crise existencial. Mandei um email e marcamos uma escuta. A experiência foi ótima! Carlos foi simplesmente extremamente compreensivo, realmente escutou de maneira empática e soube quando fazer colocações, sem interromper o meu processo de abertura interna. 

Após a escuta, senti a necessidade de continuar esse processo de auto-descoberta. Iniciei um tratamento com o Antônio Carlos, e hoje me sinto cada vez mais leve, e sinto que finalmente estou dando a devida atenção a minha saúde mental. É uma jornada longa, porém que está sendo muito recompensadora!

Camila Cardozo.jpeg
CAMILA

Dra. Joyce Veronica , profissional de extrema dedicação aos seus pacientes, espira confiança e sensibilidade, usa da empatia do começo ao fim em seus atendimentos, desenvolve as técnicas psicológicas de forma leve e simples, com empenho e dedicação, elevando a um grau excepcional o sentimento de  acolhimento e amor ao próximo.

MAURICIO.jpg
MAURICIO

Conheci o (projeto) A Chave da Questão por meio de indicação no grupo da turma da faculdade, no qual foi informado a finalidade do projeto, a ajuda gratuita as pessoas que estavam enfrentando as dificuldades relacionadas ao isolamento social provocado pela pandemia da COVID19. Relutante, acessei o sítio eletrônico do A chave da Questão e pude tomar conhecimento do que era oferecido e dos profissionais disponíveis para atendimento, dos quais escolhi um para atendimento de forma remota. Em contato com a profissional, fui informado que o atendimento se tratava de um aconselhamento que visava sim ajudar as pessoas que estavam enfrentando as dificuldades relacionadas ao isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19. De pronto, a profissional agendou uma reunião para uma data próxima. Por meio do aconselhamento eu pude entender que apesar das dificuldades enfrentadas, eu deveria olhar para as coisas boas que estavam a minha volta e a forma como eu poderia desfrutar melhor a situação, oportunidade para aprimorar os laços com a família, filhos e as relações com o trabalho, além de explorar e desenvolver atividades que me proporcionasse enxergar os pontos positivos daquele momento. Após 3 (três) reuniões remotas eu já me sentia melhor e mais preparado para enfrentar este momento e tenho muito a agradecer pelo atendimento prestado. Um abraço a todos do A chave da Questão.

Amanda.jpeg
AMANDA

Me chamo Amanda Aguiar e tenho só a agradecer a doutora Rosangela Perez e a Chave da Questão por esse projeto incrível. A conversa em si me ajudou bastante e me trouxe um alívio no momento, continuo colocando em prática o que a Dra me orientou e percebia qué seria bom seguir em acompanhamento com um profissional na minha cidade e isso foi possível através do atendimento da Dra Rosangela Perez. Muito obrigada.

FLAVIA_edited.jpg
FLAVIA

No início da quarentena estava em rotina tóxica onde quase todos dias tinha crises. Procurei ajuda e fui muito bem acolhida.
O profissional se dispôs a conversamos semanalmente para resolução do que me afligia.
E me disse pra procurar técnicas onde eu pudesse liberar tudo que estava preso dentro de mim; algum tempo depois, seguindo seus conselhos, não tive mais crises.
Mas sempre focando no que verdadeiramente importa e praticando os exercícios.
E hoje me considero com práticas mais saudáveis e uma pessoa mais alegre.

Obrigado a Chave da questão por toda ajuda e atenção!!

JANE.jpg
JANE

Eu, Janne Pinheiro, venho através deste. Agradecer as orientações da psicóloga Paula Aviz, a qual ajudou a minha filha de 17 a lidar com esse isolamento em meio a pandemia. Pude perceber a calmaria da minha filha em pouco tempo, através do telefone em seu próprio ambiente. A chave da questão, é um grupo que possibilitou uma consulta com uma psicóloga para a minha filha em um momento ue tudo estava parado. E isso foi muuuito importante para a nossa família. Muitíssimo obrigada

carmem.jpg
CARMEM LÚCIA

Neste momento difícil que estamos passando com a covid e ainda com as pendências do passado que não foi nada fácil, tive o prazer de ser atendida pelo Sr. Carlos que se depôs um pouco de seu tempo para me auxiliar. 

O medo que já era um pouco constante com a pandemia aumentou, momentos de incertezas, pânico, aflição com ansiedade, mistura de sentimentos que afloraram mais ainda. Tive grande auxílio dele, espero poder ter mais vezes porque neste momento tão complicado tive que tomar algumas decisões difíceis, mudanças a qual estava me consumindo, acredito que com auxílio dele foi muito importante para retomar um pouco de mim, e fazer o que era necessário no momento. Agradeço a Deus primeiramente e depois a ele por me fazer pensar com calma e não deixar que este medo, esta mistura de sentimentos, pensamentos me afundassem cada dia mais. Foi de muita importância o atendimento que tive com ele até o momento. A palavra que eu escolheria hoje para falar sobre ele ou para ele é " Gratidão e Muito Obrigado ", foram momentos difíceis mas com acompanhamento que tive está sendo possível realizar algumas tarefas da vida.

Muito obrigado Sr. Carlos só tenho a agradecer, obrigado pela atenção, compreensão e carinho. 

O Sr. é uma pessoa muito iluminada e muito importante na vida de muitas pessoas. Que Deus te abençoe abundantemente!

Abraços. 

estefani.jpg
ESTEFANI

O grupo "A chave da Questão", me proporcionou uma experiência gratificante. Afinal, estamos passando por um momento difícil, no qual, ocorre uma maior sensibilidade emocional. O intuito de acolher voluntariamente é sensacional, muitas pessoas precisam de um atendimento particular, e eu fui uma delas. Em especial, sou grata pela psicóloga Joana, por ter me acolhido com carinho e atenção. A experiência é única e eu tenho certeza que além de ter me ajudado, ajudou muitas outras pessoas. Eterna gratidão a todos os profissionais voluntários!!! Vocês são incríveis.  Estefani Valentim Fonseca

Viviani%20_edited.jpg
VIVIANI

Eu agradeço primeira mente a Deus .Segundo ao Grupo : A chave da Questão , em especial a pisicologa Plantina. porque na hora que mais precisei na hora que não sabia mais o que fazer .quando pensava em desistir . Encontrei uma pessoa que mim ajudou bastante mim fez enchegar o quanto eu sou importante. Que coisa pequenas da  vida nos traz felicidades, mim ensinou quanto a família e importante  .Mim fez enchegar que tudo  na nossa vida e organização. O que mim ajudou bastante foi saber que os meus problemas foi decorrente a vida dura e sofrida que vivia .quando soube o porque tinha mim tornado uma pessoa tão amarga  sem alegria isso mim deu forças pra fazer tudo diferente . Só sei que comecei a ter outra visão das coisa e quis mudar meus pensamentos , minhas atitudes principalmente meu modo de ver o que estava acontecendo o meu redor . procurarei agradecer mais e reclamar menos .descobrir o quanto e importante sentar na mesa em família pra tomar as refeições .Em  fim a Chave da questão mudou minha vida pois hoje eu estou feliz e trabalhando cada dia pra colocar em prática tudo que aprendir .pra não deixar aquela Viviane triste ,desanimada . estressada , desorganizada  e sem saber o que e felicidade  volte .Parabéns a todos do grupo  maravilhoso  A Chave da Questão

Debora Sanjuan.jpg
DEBORA

UMA TERAPEUTA PRA CHAMAR DE SUA  

Existem três tipos de pessoas. Falo isso sem medo de “ser feliz”. Não porque eu tenha estudos na área. Não sou a sabichona. Longe disso! Falo isso pela minha miserável existência nesse mundo. Pela minha experiência ainda tão precária. Mas eu FALOOO, porque é pra isso que eu faço terapia. Ôh, libertação!  
Existem aquelas pessoas que PRECISAM de terapia, mas não sabem que precisam. Com essas há de se ter paciência. A ignorância as redime! Existem aquelas que PRECISAM de terapia, sabem que precisam e correm atrás do prejuízo. Com essas, há de se ter admiração! Éééhhh!!! No geral, elas são humildes e extremamente corajosas, mas, muitas vezes, não se dão conta de tamanha bravura. E, por fim (e com pesar!), concluo que a terceira “categoria” (mas tô muito metida!), é daquelas pessoas que sabem que PRE-CI-SAM de terapia e se RECUSAM a fazer, pois estão certas de que NÃO PRE-CI-SAM. Com essas, há de se ter cautela. De preferência, distância. A arrogância as tornam nocivas. Doentes que deixam os outros doentes, e ligam o “dane-se” pra isso. O famoso “vocês vão ter que me engolir”! 


Não fazer parte dessa terceira “categoria” foi o que me levou a procurar ajuda psicológica. Não queria ser nociva para mim mesma e, muito menos, para as pessoas. Uma depressão avassaladora me tirou a vontade de viver. E, acreditem, uma pessoa sem vontade de viver é altamente perigosa (além de ser muito chata, bora combinar!). Graças a Deus, tive discernimento e coragem de pedir ajuda de profissionais. Psicóloga e psiquiatra. Meu medo de fazer mal aos que amo me deu essa “coragem”. Não queria deixar doentes pessoas sãs. Não queria deixar pesada a vida de quem ainda via colorido... de quem ainda sorria fácil, fácil. Pensar nas pessoas que amamos (já que nessa hora não temos vontade nenhuma de pensar em nós mesmos!), ajuda a tomarmos a iniciativa.  
Nessa caminhada dolorosa, encontrei dois anjos. A minha psiquiatra e a minha, SÓ MINHA (é o que todos acham das suas terapeutas!), FATIMA MARQUES! 


Falar sobre ela vai muito além do profissional. Não vou negar que meus olhos estejam marejados só em escrever sobre ela. No entanto, vou manter o foco que é pra isso que ela vem trabalhando duramente e não vou decepcionar essa linda criatura. 


Já são pra lá de sete anos de terapia. Durante esse período, houve interrupções por vários motivos. Mudanças de estado, de país, de postura diante do meu tratamento. Mas não, não estou há sete anos deprimida. A Fatima me tirou dessa com maestria e comendo muito amendoim. Porém, tenho recaídas. E quem não as têm?... Estou esse tempo todo por conta da minha vontade de entender essas coisinhas complicadas chamadas: VIDA, SER HUMANO E DÉBORA. Dos três, sou a pior, confesso. Porque se a Fatima me ajuda a entender a vida e o ser humano, eu vou lá e complico. Desafio todos os diplomas dela. Desafio a paciência dela. Desafio aqueles olhos a não revirarem diante dos absurdos que penso de mim mesma. Desafio aquele abraço acolhedor que ela tem a me caber, todinha... a caber meu choro, os meus medos, os meus pensamentos complexos, as minhas fraquezas, os meus defeitos, as minhas teimosias, a MINHA HISTÓRIA. Sinceramente, não sei como é que cabe tanta gente, tanta história naquele abraço, naqueles ouvidos atentos. Ela deve fazer terapia! Por vezes, acho que ela tem superpoderes... mas não... ela tem é amor mesmo... e vontade de fazer a gente ser feliz nessa vida. Vontade de descomplicar o mundo. Santa loucura! 


Dizem que um verdadeiro amigo é alguém com o qual podemos pensar em voz alta. Um terapeuta é isso, só que ainda melhor. Ele não nos julga, não há sentença, condenação. Penso, de verdade, que cada sessão com a MINHA terapeuta é uma espécie de oração, assim como com Deus no silêncio do nosso quarto e do nosso coração (e essa é a minha visão de quem tem fé no “Homem lá de cima”!). Com a Fatima eu posso FALAR tudo que existe aqui dentro. Confessar o inconfessável. Ou muitas vezes, nem preciso falar... só sento e choro... ela que se vire! E ela se vira! Como numa oração, onde não é preciso esconder nada, eu procuro luz e orientação. “Um caminho, por favor!!!”. Fatima falando é Deus “desenhando” para que eu entenda o que eu preciso enxergar. Sabem quando só desenho explica?! Então... Um trabalho em dupla para que eu viva melhor... pra que eu olhe pra mim com mais carinho e me entenda... pra que eu olhe os problemas e as possibilidades de resolução... pra que eu não quebre a cara de ninguém (ops! Brincadeirinha!). Coitada! Nem com essa parceria de peso ela consegue essas proezas de primeira... de segunda... de terceira (...). Demora pra gente ver o óbvio ou que está sob os escombros do nosso EU. Todo esse processo nem sempre é fácil e agradável. Têm dias que saio com a cabeça ainda mais cheia de questionamentos ou com vontade de nunca mais voltar. É quando dou a dica de que saí da terapia. Gesticulo, faço caras e bocas, falo sozinha, fico calada por horas. Doida de pedra! Ouvir as verdades assusta, machuca, sangra, dá raiva, mas não existe outro caminho para o autoconhecimento que não seja a verdade nua e crua sobre nós mesmos e sobre essa vida que não é nenhum conto de fadas. Contudo, uma coisa é fato (e esse fato a Fatima não sabe que eu sei!), algumas verdades, às vezes, doem mais nela em falar do que a mim em ouvir... éééhhh... aquele tipo “durona” não me convence! Mas ela é danada e sabe que, mesmo que eu leve uma semana (ou um mês, ou uma vida!) vou digerir e “dar algum fruto”. Tem vezes que quando a ficha cai, mando mensagem pra ela só pra dizer: “entendi! Entendi! Agora eu entendi!”, e parece que eu vejo ela do outro lado sorrindo orgulhosa de mim ou colocando a mão na cabeça de desespero, doida pra dizer que eu não entendi bulhufas... de duas, uma!


Bem... acho que fiz desse “depoimento” uma sessão de duas horas. Áh, mas eu gostei de colocar pra fora isso tudo. 


Pra concluir, não tenho vergonha de parecer fraca por fazer terapia ou ir ao médico de doido como dizem as más línguas (e bota má nisso!), pois se tem uma coisa que aprendi nessa vida foi: “quando estou fraca, aí é que sou forte”! E eu sou forte para entrar naquela sala e me derramar. Eita, coisa boooaaa!!! Não tenho vergonha de não parecer “normal”. Com o perdão da sinceridade, ninguém é! Afinal, somos resultados da nossa vida todinha. E, cá pra nós, quem é que teve ou tem uma vida livre de dificuldades ou traumas? Nada de vergonha! Sinto mesmo é necessidade de transbordar a minha gratidão por esses anjos chamados terapeutas (os sérios e competentes, é claro!). Gratidão por me ajudarem a seguir em frente sem “seguir o mundo”. Cuidado! Esse vai mal das pernas! Não está muito apto a dar conselhos ou orientações... Tá perdido!


Sou grata pela Fatima me apresentar a mim mesma todas as semanas. Muito embora não goste muito do que vejo, mas isso ela já está resolvendo! Trabalho de “escravo construindo pirâmide”. Ela me ajuda a me respeitar mesmo que eu não me ache a última bolacha do pacote. Tenho inúmeros erros e fraquezas. Erro muita coisa!!! Mas ela me faz ver que os meus erros são o meu crescimento, deslizes necessários para que eu seja melhor um cadinho de cada vez. 


Que vocês possam acreditar que Deus cuida o tempo todo de nós e está atento a nossa história. Envia “anjos para nos dar suporte. Que vocês possam entender que, ter uma terapeuta pra chamar de sua, é muito melhor do que:“ah, vai encarar um tanque de roupa! Lavar uma loucinha, sua desocupada!” ou “gaste dinheiro comprando roupas! Vai te fazer bem!”. Sei... ai de mim se tivesse gasto no shopping tudo o que me aconselharam. Teria mais um pepino pra resolver!


Uma terapeuta é cuidado com você! Não tenha vergonha de se cuidar como deve, de dentro pra fora! Vergonhoso é prepotência. É ser de mentira! É fazer mal aos outros e a si mesmo por puro orgulho. É não ter coragem de enfrentar o que espelho nenhum revela: a tua essência! 
E antes que eu me esqueça, muito prazer! Meu nome é Debora! E quem eu sou? Ainda estou me aventurando a descobrir...

Sem nome.jpg
ANDREA

A Dra Fátima nesses três anos de convivência me fizeram enxergar muitas situações em que por minhas atitudes acabei me colocando. Está fazendo me conhecer a cada sessão e questionar muitos pensamentos que tinha em determinadas situações. Sempre tive a impressão que ficaria falando e não havia interação, estava enganada. Lógico que nem todos os dias são tranquilos porque é função dela buscar no fundo o que nos incomoda para poder melhorar. Desde que estou me tratando com ela, sinto melhora em meu relacionamento com as pessoas de um modo geral. Quando preciso, mesmo não sendo dia da consulta, ela me orienta. Recomendo muito.

maria%20eduarda_edited.jpg
MARIA EDUARDA

No momento em que eu conheci a chave da questão, eu estava péssima, passando por certas situações que eu não sabia em qual direção ir, até que comecei as seções com o Dr. Carlos, que foram para mim como a famosa "luz no fim do túnel", eu realmente estava muito mal, já havia pensado em suicídio, por uma questão que no fim eu pude ver que era uma total perda de tempo, serei eternamente grata pela existência deste grupo. ♥️

DAYANE.jpg
DAYANE

Olá!!
Me chamo Dayane e participei do acolhimento feito pela Psicóloga Joyce Magalhães. Eu estava pesquisando algum atendimento online gratuito e me deparei com o grupo de acolhimento A Chave da Questão. Salvei o número da Joyce por ser uma abordagem que acredito que me ajudaria melhor e entrei em contato com ela.
Sobre sua atenção, foi incrível desde o primeiro contato e me ajudou bastante durante as 3 semanas em que me atendeu. Estamos em tempos difíceis e as vezes questões que já tinham no nosso dia a dia se intensificam, e foi aí que a Joyce me ajudou, e muito!! Mesmo com o tempo curto nos encontros ela conseguiu me dar um norte de como lidar melhor com as coisas que me incomodam e com certeza eu aplicarei. Será uma profissional que eu indicarei, como já o fiz, pois mesmo com o pouco tempo da experiência, se mostrou extremamente atenta, solicita e competente!
Muito agradecida por essa experiência, esse grupo foi uma sacada e tanto neste período!! 

Karla .jpg
KARLA

É muito difícil falar sobre algo q sentimos, sobre as coisas q nos incomodam. 

Conversar com a Dra. Rosangela Perez fez com que me sentisse mais calma. Esse suporte me fez perceber q não estava sozinha, que tinha alguém com quem dividir a minha ansiedade, meu medo. É muito bom poder falar com alguém que te entende sem julgar. 

Dra Rosangela Perez é uma excelente profissional. Só tenho a agradecer “A chave da questão”, a equipe engajada em ajudar, em ensinar,  mostrar o caminho, a auxiliar, encorajar.... enfim, só gratidão.

Caroline_edited.jpg
CAROLINE

Eu super indico e confio no trabalho da Joyce Veronica , pois sei que é uma excelente Professional com potencial e ama a profissão que escolheu exercer, sei também que é uma profissional que sempre estará disposta a buscar a melhora de seus clientes e ajudá-los no que for necessário para uma qualidade de vida adequada, eu desejo uma ótima experiência com essa terapia e que traga muitos benefícios!

Daiane Kitow.jpeg
DAIANE

Sou terapeuta ocupacional do CAPS e compartilhei o trabalho com o Joyce Veronica por pouco mais de um ano enquanto ela foi voluntário no serviço. O mais impressionante é o amor que ela tem pela psicologia! Extremamente dedicada e disponível, não mede esforços pra contribuir e ajudar!

Marcos%20Brito_edited.jpg
MARCOS

Uma excelente Psicóloga. Estava passando por um momento bastante difícil na minha vida: Ansiedade Generalizada, Síndrome do Pânico, Pensamentos negativos, sofre por antecipação, etc...

Só as medicações não estavam resolvendo. Aí comecei a fazer terapia com Dra. Joyce. Uma profissional altamente dedicada. Que com toda calma, atenção, dedicação, me ajudou muito a reverter está situação. Hoje sou um NOVO homem.

Marilda.jpg
MARILDA

Meu nome é Marilda e tenho 69 anos. Meu processo terapêutico com a Fátima, começou em 1996 e durou mais de 10 anos, mas nunca perdemos o contato. Durante esse processo sempre me senti amparada, respeitada e segura, razões que foram fundamentais para me encorajar a continuar  a busca pela minha auto estima e liberdade. Se hoje me sinto uma pessoa melhor, devo isso em grande parte à crença que ela depositou em mim e eu nela, durante esse processo. Faria tudo de novo... com ela. Gratidão sempre!

4-%20Andrea%20Mello_edited.jpg
ANDREA

Eu, Andrea Mello fui atendida pela psicóloga Rosangela Perez através do programa a Chave da Questão e ela me deu excelentes dicas que foram muito importantes no momento que eu estava atravessando

Indira.jpeg
INDIRA

Prezado psicólogo Carlos:

Muito obrigada por tudo, com muito carinho envio meu depoimento...

No desespero as pessoas procuramos por ajuda, e felizmente achei o portal da Chave da Questão há alguns meses. Entrei em contato e rapidamente alguém maravilhoso me respondeu, o psicólogo Carlos Azevedo (eu não sei se pode colocar nome kkk). A ajuda dele foi essencial e indispensável naqueles momentos de crises existenciais e ainda em tempos pandêmicos, já que o peso do susto que levei não foi fácil de levar. Desta forma, a procura por inspiração me foi mais simples pelos livros incríveis que ele me recomendou, por cada palavra escrita, pelo tempo e energia dedicados com muito carinho, pelas lives no insta que me fizeram compreender desde una perspectiva mais técnica a ansiedade, sou muito grata. Cada conselho dado, embora a distância, ouvir umas palavras de aconchego virtual me ajudaram muito, muito mesmo, no difícil processo do encontro comigo mesma, achando meus cacos aos poucos até me achar por completa, porque é difícil achar pessoas empáticas em momentos difíceis. E assim, em poucas palavras para uma pessoa altamente ansiosa: a ajuda dele me salvou!. Eu sou muito grata à vida, muito grata às iniciativas tão humanas como estas, parabéns pelo belo trabalho que fazem.

Vanesa%20Rosa%20Jardim%20Foto_edited.jpg
VANESSA

Meu nome é Vanesa, tenho 30 anos, busquei o grupo a chave da questão em um momento de muito desespero em função de estar com minha mãe em isolamento com suspeita de covid eu não sabia o que fazer além de chorar aquilo era tudo muito diferente de tudo que já tinha vivido minha ansiedade foi a mil e fui logo socorrida pela doutora Plantina um ser iluminado logo na primeira consulta através de mensagem já conseguiu me deixar muito mais calma e com menos medo para enfrentar aquele período de isolamento. Já na segunda consulta tinha saído o teste da minha mãe negativo para covid e então passamos a falar de mim de minhas ansiedades e medos e foi maravilhosso ela fez eu descobrir que nem tudo que eu tinha medo era fora do normal que eu podia ter medo e podia usar isso a meu favor. Foi uma experiência muito boa. Muito obrigada doutora Plantina

Gustavo.jpeg
GUSTAVO

Conheci a Joyce no projeto Fisioterapia sem Fronteiras. Ela era a psicóloga de apoio no meu grupo  de fisioterapeutas.

Me apresentei como Fisio e também como Constelador. oyce foi a primeira do grupo a partir para pesquisar e conversar sobre o que é esta tal Constelação Familiar.Com muita curiosidade, coragem e firmeza  se permitiu conhecer o trabalho na prática, de modo a acrescentar algo a si e, por extensão, ampliar sua visão  de mundo e seu trabalho como Psicóloga.

Hoje ela coordena o grupo dos Psicólogos que apoiam o Fisio Sem Fronteiras. São  quatro meses de dedicação amorosa nesta época tão difícil.E segue em frente com  dedicação, cuidado, curiosidade e firmeza

daniela_edited.jpg
DANIELA

O ano não estava (esta) sendo fácil para ninguém, para mim também não foi diferente. Passei por situações que muitos passaram desemprego, luto... Todas essas causas me deixaram em um estado muito delicado, e ainda trazia uma bagagem de sentimentos pesados e que ocultava de mim mesma achando que era a solução.  E foi através desse projeto  maravilhoso, que conheci que tomei a iniciativa de me tratar. Através também de  uma psicóloga incrível, a Dra  Joana, que com toda a sua dedicação, profissionalismo,  competencia, e empatia me auxiliou e me auxilia a lidar com meus conflitos internos, muitos deles achava que já tinha curado, e quando iniciei a terapia percebi que eu tinha escondido meus traumas com medo de resolve -los.  E hoje, a cada dia vejo que tenho me tornado uma pessoa melhor, eu me sinto melhor. Graças a Deus e essa profissional maravilhosa tenho encontrado um caminho onde eu tenho aprendido muito mais sobre mim, e aprendido muito mais sobre resiliência e empatia. Grata por ter a oportunidade de participar de algo tão sublime, e ainda  com uma profissional tão incrivel que é a Dra  Joana.

naiana.jpg
NAIANNA

O processo terapêutico com a Dra. Fátima Marques me ajudou e vem me ajudando ainda. 
A primeira busca por ajuda foi em um momento difícil de uma grande perda familiar. Ao identificar que não estava bem e a dificuldade em aceitar essa perda procurei ajuda psicológica e certamente posso dizer que me ajudou muito e a fase crítica passou. 
Mesmo após essa fase de luto inicial continuo realizando o tratamento porque vêm me auxiliando a me entender e aprender a lidar com diversas situações em muitas áreas na minha vida como relacionamentos e família.  

A quem me pergunta se conheço alguma psicóloga para indicar não penso duas vezes ao mencionar a Dra. Fátima Marques que para mim é a melhor por ser uma excelente profissional, de confiança e que com certeza busca da melhor forma nos ajudar e sem preconceitos.

Maristela .jpg
MARISTELA

No momento difícil que vivemos, com a sensação de impotência diante da doença e das mortes é normal nos sentirmos tristes, vulneráveis e frágeis,  aconteceu comigo como tem acontecido com tantas pessoas e foi muito bom poder contar com o acolhimento, a escuta e o atendimento emergencial e gratuito no site "A Chave da Questão" na pessoa da psicóloga Rosangela Perez que me ouviu, acalmou e orientou de maneira muito humana e profissional.

Agradeço imensamente o apoio e peço por favor que continuem com esse trabalho tão importante no momento de fragilidade emocional que o mundo inteiro atravessa.

Deus os abençoe e ilumine sempre!

ana cristina.jpg
ANA CRISTINA

O atendimento que venho recebendo pela Dra Joana Autran tem sido fundamental para mim. Um aconselhamento que me ajuda a buscar meu equilíbrio ao lidar com a depressão. O trabalho feito pelo grupo de profissionais do "A Chave da Questão" é importantíssimo. Muito obrigada.

Nadja Mainne.jpg
NADJA

Deixo aqui meu testemunho, do quanto a terapia que me ajudou no decorrer de todo o período de atendimento e para o resto da minha vida, pude compreender alguns comportamentos e atitudes minhas e dos outros e assim conviver melhor de um modo geral, acredito que a terapia deveria ser parte do currículo escolar, deveríamos ter esse apoio desde crianças e assim saberíamos lidar com muitas situações em nossas vidas. Um apoio fundamental para qualquer situação que desequilibra uma pessoa.
Tenho hoje minha terapeuta como uma pessoa que posso contar em qualquer situação da minha vida, sempre que preciso,  recorro a ela com a certeza de que serei amparada, isso é fundamental.

Eneas.jpeg
ENEAS

Conheço a Joyce a pouco tempo , porém o que pude perceber que é uma pessoa dedicada, intensa e que tem muito amor pelo que faz . O que vejo e que ela tem dedicado muito , onde coloca a mão sempre tem sucesso . Acredito que o trabalho que faz tem condições de ajudar muitas pessoas que precisam !!!

Valéria_Freire.jpg
VALERIA

Não saberia resumir todo o efeito positivo q a terapia fez em minha vida, minha história é tão complexa e tão interna como a alma q carrego em meu corpo, acho q terapia é o tratamento da alma como um todo, aquela doença q pensamos incurável, aquela dor insuportável q muitas vezes achei q a morte resolveria, fui procurar ajuda com esperanças, mas confesso q sem nenhuma fé, no fundo acredito q ninguém quer se curar, as vezes acho q é confortável a entrega a esses males da alma, mas confesso q ainda hj falar disso me emociona e me deixa orgulhosa de mim mesma, no meu primeiro dia de terapia, descobri q mesmo q não me curasse, eu gostava de estar ali, gostava de como alguém estava disposta a buscar no meu íntimo pretérito a minha história em fim aquela estranha se importava, então eu queria estar ali e assumi esse compromisso comigo mesma, e depois de muitas lágrimas e de muitas risadas e aceitação de quem realmente sou, eu já estava caminhando de pé, já não me sentia inútil, já não me sentia só, já não me sentia

paula-marina_edited.jpg
PAULA MARINA

Até este ano nunca havia procurado ajuda profissional, mas já fazia tempo em que meu psicológico pedia ajuda, eu só empurrava com a barriga. Então por um acaso uma moça através de uma rede social me indicou o site "a chave da questão", e lá conheci o Dr Carlos (foi meu escolhido kkk).

Me sinto muito acolhida ao me expressar com ele, sempre tive dificuldades em aceitar que nem tudo é minha culpa mas com alguns apenas alguns diálogos está me ajudando muito a melhorar isso, é um ótimo profissional que faz a gente sentir que somos amigos muito próximos logo no início. Creio que com o tempo aprenderei a lidar cada vez melhor com meus sentimentos, pois como ele me disse uma vez "a terapia é aprendermos a trabalhar o nosso interior, pra assim as situações externas serem diferentes"! 

regiane.jpg
REGIANE

Meu nome é Regiane Amorim Perim, tenho 46 anos, fui acolhida pelo A Chave da Questão, em um dos momentos mais difíceis, da minha vida! Me indicaram esse site, como sendo confiável, com atendimento a distância e gratuito.

O acolhimento, neste momento, de isolamento, mesmo com um pouco de flexibilidade, me ajudou muito, enxerguei, que estava travada, e com certeza, me deu um horizonte melhor, e mais confiança, fazendo da minha vida e da vida da minha filha, com quem estou convivendo no momento, dias melhores e mais leves!!

Agradeço a Psicóloga Ana Paula Aviz!

Catarina Nascimento.jpg
CATARINA

Minha terapia com a doutora Fátima foi muito positiva para minha vida.Porque quando a procurei estava com depressão, muito perturbada , chorava o tempo todo ,passando por maus tratos ,psicológicos e quando disse que ia trabalhar , fisicamente também é muitas humilhações pelo meu ex esposo .Então eu não tinha condições de paga- la e me atendeu tratou de mim por muito tempo,sempre com muito carinho e respeito, gostava tanto que ficava triste na hora que acabava o tempo.Hj graças ao tratamento sou outra pessoa  ,foi tão positivo que comecei a trabalhar como cuidadora , expulsou meu ex esposo de casa pedi o divórcio e agora acabei o técnico de enfermagem e estou estagiando e tudo graças a mim e a Deus e a terapia que foi muito positiva me tornei uma pessia forte.Teve momentos durante a terapia que doeu quando a doutora enfiava o dedo na minha ferida e dizia que tudo acontecia com meu consentimento  , tipo assim,doia mas era a verdade.Hj graças a terapia a doutora e a Deus sou outra pessoa ,sou forte já passei por muitas coisas difíceis mas nunca mais tive depressão aprendi a lutar e sou dona de mim.Obrigada doutora!

Bianca.jpg
BIANCA

Estamos caminhando juntas há 12 anos. Não é simples conhecer alguém e falar sobre si mesmo a um profissional desconhecido, apesar de ter sido muito bem recomendado. Afinal, estamos falando da nossa vida, dos nossos medos e aflições, dos preconceitos que temos, daquilo que nos incomoda nos outros e em nós mesmos, do medo de sermos julgados e excluídos. Sempre acreditei no potencial da psicoterapia. Já havia procurado outros profissionais na psicologia, psiquiatria, terapia holística, acupuntura... Mas ainda não tinha conseguido confiar e me sentir segura. Até que conheci a Fátima. Deveria ser Dra Fátima, pois ela é digna do título! Mas a considero como uma
Amiga. Com “A” maiúsculo mesmo. Fátima me ajudou a encontrar força em mim mesma para superar barreiras até então intransponíveis para mim. Consegui confiar. Nela. E nas pessoas merecedoras da minha confiança. Fátima me ensinou isso também. E assim aprendi a acreditar. Em mim. Nesse tempo, Fátima viveu comigo muitas conquistas, muitas vitórias, muitas lágrimas de alegria, e algumas derrotas também. E ela me ensinou a não desistir, a levantar depois de cair, a continuar perseguindo meus sonhos. “Não desista de si mesma, pois você não merece isso!”Não me esqueço de suas palavras.  Tenho muito mais que uma profissional muito bem qualificada ao meu lado. Na verdade, encontrei um porto seguro, onde tenho um tempo só para mim,  um abraço apertado e o carinho de alguém que se preocupa comigo e com todas as outras pessoas por quem zela e cuida. Fátima tem meu respeito, gratidão e reconhecimento por toda sua dedicação ao seu trabalho, e por fazê-lo com todo o seu coração.

juscidea.jpg
JUSCIDEA

Meu nome é Juscidea e só tenho que agradecer o acolhimento e carinho psicológico da chave da questão, com bons profissionais. Foi acolhida por Dr.Carlos Azevedo e me ajudou bastante nesse momento tão difícil da pandemia.          Dizer obrigado não...

Danusa Silva.jpeg
DANUSA

A psicóloga Joyce Verônica faz um trabalho muito intenso porque é bastante dedicada e qualificada para nos atender.  Cada sessão é uma experiência excelente de conhecimento e libertação.

Beatriz.jpg
BEATRIZ

A Dra Fátima é incrível, desde o primeiro dia com ela tenho melhorado muito. Lidar com tudo não tem sido tão mais complicado por conta de sua ajuda, ela te ajuda a entender aonde você está, do que precisa sair e aonde você precisa ficar, não é uma relação de psicólogo - paciente comum pois ela te passa o que ela pensa e te ajuda a se entender para poder passar por cima de algo. Os momentos em que ela me ajuda a entender o porquê fiz tal coisa e qual é a raiz de algum problema ou atitude são os melhores pois aí consigo também sozinha enxergar quando algo está acontecendo e o que preciso fazer sobre aquilo. E além de uma psicóloga incrível é também uma pessoa maravilhosa e carinhosa.

bottom of page