SOBRE AS COMPETÊNCIAS

DE ATENDIMENTOS

DESTE SITE

LEIA COM ATENÇÃO

 

ESTE SITE NÃO SE DESTINA AO ATENDIMENTO

 DE INDIVÍDUOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, URGÊNCIA OU DESASTRES DE QUALQUER NATUREZA. 

Telefones úteis: 192 SAMU - 193 BOMBEIROS

FALAR CORAJOSAMENTE DO SEU PROBLEMA COM UM ESPECIALISTA DISPOSTO A OUVIR E CAPAZ DE ACOlLHER DE FORMA TÉCNICA E ISENTA, É EFETIVAMENTE, O PRIMEIRO E MAIS IMPORTANTE PASSO PARA RESOLVÊ-LO.

Ser autoconsciente e ter a capacidade de pensar e sentir emoções com clareza e compreensão é parte integrante do ser humano. Ao contrário dos animais, nossos processos de pensamento dependem de muito mais do que do instinto.

 

Por causa disso, é possível que a maneira como pensamos, afete nossas emoções, nos causando algumas dificuldades. Se voltarmos algumas centenas de anos, podemos ver que as questões psicológicas foram abordadas com pouca habilidade, um certo  medo e com tratamentos desnecessariamente invasivos. Graças à evolução da ciência e da tecnologia, agora temos uma compreensão mais clara do cérebro humano e podemos analisar essas questões de uma maneira diferente.

Hoje, técnicas de terapias e abordagens terapêuticas são usadas para ajudar as pessoas a enfrentarem os problemas que entendem como difíceis, com o objetivo final de superá-los.

 

O QUE É A TERAPIA?

A Terapia no Brasil se  assemelha na prática,  a um termo muito utilizado nos EUA e na Europa chamado:  "terapia da fala" e permite que as pessoas discutam seus problemas (assim como quaisquer sentimentos difíceis) que estejam vivenciado, em um ambiente seguro e confidencial. Na prática, o  termo "Terapia" pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes, mas em geral,  é o que as pessoas  procuram, quando querem mudar alguma coisa em suas vidas ou simplesmente explorar seus pensamentos e sentimentos com mais isenção, eloquência, alternativa e lucidez.

Terapeutas e especialistas não estão aqui - na Plataforma A CHAVE DA QUESTÃO,  como "bons amigos".. Não irão interagir com você e dizer  o que fazer. Em vez disso, eles vão incentivá-lo a falar sobre o que está incomodando, a fim de descobrir qualquer causa e identificar suas formas específicas de pensar. O Terapeuta pode então, procurar criar com você, um plano de ação para ajudá-lo a ressignificar seus problemas ou ajudá-lo a encontrar maneiras de lidar com eles.

As sessões de terapia não vem em um formato único ou pré fabricado. Cada sessão é geralmente adaptada para o indivíduo, de acordo com suas necessidades e possibilidades.  

A flexibilidade dentro desse tipo de terapia, permitiu à Plataforma A CHAVE DA QUESTÃO do  Núcleo Convivências uma variedade de utilização de 3 formatos principais de tecnologias de comunicação: Vídeo, voz e Texto.

VIDEOCHAT -  você faz uma consulta com o terapeuta em uma sala online, dentro de uma plataforma segura e confiável, fundamentalmente adequada e correspondente aos protocolos exigidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), utilizando a tecnologia disponibilizada  de vídeo chamada. O uso desta tecnologia é o que mais se aproxima das sessões presenciais, e  é um dos formatos de terapia mais procurados, porque fornece uma oportunidade de maior interação e proximidade do com o terapeuta, sendo ainda um facilitador para o contato e reconhecimento de suas próprias expressões e sentimentos que surjam ali e dali. Sobre o Aconselhamento em grupo - Você pode optar por consultar um Terapeuta sozinho ou, se preferir, pode participar de um grupo de aconselhamento com pessoas que enfrentam problemas semelhantes. Ir para um chat de aconselhamento em grupo pode ser útil se você quiser discutir seus problemas com pessoas que estão passando por questões semelhantes e você pode até ganhar uma rede de apoio.

VOZ -  você faz uma consulta com o terapeuta utilizando a tecnologia disponível de chamada de voz, onde você consiga se sentir seguro e preservado. Isso significa conversar com seu terapeuta pelo telefone ao invés de vídeo. Essa forma de abordagem pode ser particularmente útil para aqueles que estão comprometidos demais com a privacidade, com dificuldades para conseguir "espaço" que os permitam participar de sessões "face a face", em locais remotos onde a internet é falha ou inexistente. Assim, a sessão terapêutica pode ser realizada na prórpria casa, em um intervalo do trabalho, na academia, etc.  Mas lembre-se SEMPRE de estar em um lugar seguro e protegido, e que seu aparelho também esteja "seguro". Esse formato também tende a ser mais flexível e pode reduzir potencialmente a tensão na hora da sua consulta.

 

TEXTO - você pode se comunicar com  o terapeuta utilizando a tecnologia disponível de mensagem de texto com tecnologias que detenham criptografias de ponta a ponta. Algumas pessoas, privam pela utilização de  troca  ou simplesmente envio de mensagens de texto para o especialista. Esta forma de comunicação permite que você reserve um tempo para pensar sobre o que deseja discutir, e muitos acham que o ato de escrever fisicamente seus problemas é catártico. Esse formato é compreendido como o mais "confortável" por inúmeros usuários, porque proporciona grande independência na hora da comunicação. Lembre-se sempre de manter seus veículos de comunicação protegidos por senhas. 

RESSALVA -  O acesso à Internet e a escolha  das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) utilizadas são de responsabilidade  única e exclusiva do usuário e do Profissional. O Núcleo Convivências e a Plataforma "A CHAVE DA QUESTÃO" se eximem de qualquer responsabilidade quanto à indisponibilidade de conexão entre as partes. Para que um atendimento seja realizado sem problemas, é importante que uma boa velocidade de internet esteja disponível. Orientamos, para fins de verificação a respeito da velocidade da conexão disponível, acessar o link : http://www.speedtest.net onde os valores mínimos para uso são: Download=1.0Mbps.

O Núcleo Convivências e a plataforma "A CHAVE DA QUESTÃO" se reservam o direito de efetuar eventuais manutenções e trocas do sistema utilizado, atualmente o software para salas de atendimento virtual denominado PsicoManager, visando reparos ou melhorias na qualidade do serviço prestado. Caso haja necessidade de suspensão temporária dos serviços de forma programada, o Núcleo Convivências, através da sua Plataforma "A CHAVE DA QUESTÃO" avisará com antecedência os seus profissionais e usuários agendados. 

 

ONDE A TERAPIA PODE AJUDAR ?

A Terapia pode ser útil para toda pessoa que queira explorar e entender melhor a maneira como está pensando ou se sentindo,  bem como para toda pessoa que esteja enfrentando algum problema e que esteja com dificuldade reais de  solucionar. As pessoas podem optar por falar com um terapeuta porque sentem que não podem falar com seus parceiros / amigos / familiares sobre tais questões pessoais que os afligem, ou podem simplesmente querer falar com um profissional com um ponto de vista objetivo, isento e baseado na técnica.

 

Assuntos comuns que podem ser abordados na Plataforma  "A CHAVE DA QUESTÃO"  da OSC Núcleo Convivências incluem o seguinte:

 

VÍCIOS

Onde quer que exista uma dependência física de uma substância ou atividade - é provável que haja um vício psicológico também. Aconselhamento visa aliviar o vício psicológico, explorando a causa raiz, ajudando a desenvolver novas formas de pensar.

 

LUTO

Perder um ente querido, um emprego, etc. é um acontecimento difícil na vida de qualquer pessoa. A perda pode trazer uma ampla gama de emoções, incluindo culpa e raiva. Algumas pessoas se beneficiam ao falar abertamente com um terapeuta sobre seus verdadeiros sentimentos. Tal processo ajuda a facilitar o processo - enquanto crise, e resolver quaisquer problemas que possam ter.

 

DECISÕES CONFLITANTES

Passar por momentos de transições na vida, quer seja profissionalmente ou na vida pessoal, não raro, impõe a necessidade de decidir - cindir com o antigo ou desconfortável e construir o novo e satisfatorio. Muitas vezes essas decisões se impõe em uma aura de conflito intenso, insegurança e até mesmo medos desconhecidos. Em momentos de decisões, um grande aliado para o sucesso é a lucidez. Partilhar com o terapeuta a respeito dos limites e possibilidades pessoais, pode promover a oportunidade de fazer a melhor escolha: a mais adequada e que poderá trazer aior sentimento de plenitude e felicidade.  

DOENÇAS

Sofrer de uma doença ou conviver com alguem doente a longo prazo (como câncer ou demência), pode virar o mundo de qualquer pessoa de cabeça para baixo. A  Terapia  pode ajudar os individuos a enfrentar a doença, oferecendo apoio emocional e propondo técnicas sistematizadas de superação e mecanismos de enfrentamento adequados à potencialidade individual.

 

PROBLEMAS COM SAÚDE MENTAL

Sofrer de um problema de saúde mental, como depressão ou pânico, pode parecer incrivelmente isolante. Na terapia, junto com o seu terapeuta, você  pode discutir os sentimentos que surgem em conjunto com esses tipos de problemas de saúde mental, bem como ajudar-se ou ajudar alguem  a superar quaisquer desafios ou frustrações pessoais.

 

RELACIONAMENTOS

Cobrindo todos os tipos de relacionamentos, a terapia  pode ser usada para discutir questões dentro de famílias, amizades e casais.Todo tipo de  problemas podem envolver qualquer coisa, desde um relacionamento ruim com um pai até um relacionamento abusivo. Conflitos de todas as espécies podem surgir em relacionamentos proximos e mesmo distantes. Quando tal relacionamentos nos é valioso, organiza-lo de forma a conseguirmos nos sentir bem e confiantes é muito importante. Da mesma forma, quando um relacionamento nos é desconfortável, invasivo ou  abusivo,  compreender a potências internas para estabelecer limites  e os "nãos" necessários  são atos de amor próprio e autocuidado.

 

TRAUMAS (Transtorno do Estresse Pós Traumático)

Se você esteve envolvido em um acidente, submetido a alguma situação muito fora do seu controle, algo extremamente estressante ou assustador, se foi vítima de abuso ou mesmo sofreu algo que abalou seu estado emocional , o impacto psicológico dessas condições pode durar  por anos após o evento em si. Em uma sessão de terapia, as vítimas de trauma são encorajadas a explorar seus sentimentos em relação ao incidente e investigar como elas podem ser resolvidas ou alteradas, contituindo um novo, melhor, e mais saudável dia a dia, colocando a situação traumática em um lugar "seguro", para que essas lembranças ou conseuqncias não interfiram de forma sistemática e conturbadoras na sua vida.

 

AUTOESTIMA, ANSIEDADE e ESTRESSE

Sentimentos de estresse, ansiedade, angústia e baixa autoestima estão se tornando muito comuns na sociedade atual. O Brasil é o Pais da América Latina com o maior índice de pessoas deprimidas diagnosticadas. A Terapia  pode oferecer orientação prática para a geração de competências pessoais  para superar esses tipos de problemas, bem como  vai lhe permitir  um  espaço  "isento" de julgamentos, liberto de culpas, para que você possa sentir-se totalmente a vontade para falar sobre  suas angústias, frustrações e toda forma de  sentimentos.

 

COMO A TERAPIA E OS TERAPEUTAS DA PLATAFORMA " A CHAVE DA QUESTÃO" PODEM AJUDAR?

A maneira como a Terapia pode ajudar,  dependerá da pessoa que receberá o tratamento. Para muitos, o simples fato da terapia oferecer um ambiente seguro e confidencial para falar é o suficiente. Na vida, o que dizemos aos outros pode, às vezes, ter um efeito indireto, alterando os relacionamentos e a forma como as pessoas se vêem e nos vêem. O terapia tenta  eliminar  este problema e oferece  o espaço e a liberdade necessários para que você possa explorar seus próprios pensamentos com uma visão imparcial e gentil a respeito de você mesmo. Esta é a grande "CHAVE DA QUESTÃO": o poder de olhar para si mesmo com amor, compreensão e aceitação, gerando competências, potencialidades e limites, reconhecidamente próprios  e apropriados, além da percepção sutil de como exercer o manejo sobre todas essas características tão únicas e pessoais.

Embora os Terapeutas não dêem conselhos a serem obedecidos,  muito menos uma lista de coisas a fazer para você se sentir melhor, o que eles farão é ajudá-lo a descobrir, através da  sua própria percepção, uma compreensão distinta de seus problemas, buscando, encontrando e fornecendo ferramentas que o ajudarão a resolvê-los por conta própria naquele momento e  dali por diante. .

 Na maioria dos casos, uma única sessão não será suficiente para ajudar a superar os problemas que você está enfrentando. A terapia é uma jornada, e demanda tempo e coragem para trabalhar e gerar resultados consistentes e de forma eficaz. Por causa disso, é importante  optar por sessões regulares (semanais) para aproveitar ao máximo o processo.

A terapia pode ajudá-lo a entender melhor a si mesmo e também a maneira como você pensa, isso poderá  ajudá-lo a desenvolver uma compreensão mais clara de seus problemas. Quanto mais "munido" com a informação você estiver, mais fácil se tornará, gradualmente, navegar através de quaisquer outras dificuldades que você venha a enfrentar, de modo a que certamente, você conseguirá sair das circunstâncias com as habilidades reconhecidas em você mesmo e assim,  sentindo-se mais confiante e  positivo. A terapia também pode ajudá-lo a entender melhor o ponto de vista de outras pessoas, facilitando a você, poder esclarecer-se  da maneira como interpreta palavras ou ações dos outros e como as transforma em problemas para você. Fazer Terapia é libertador

 



 

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube ícone social

ENTRE EM CONTATO COM A GENTE

 2019  by  NÚCLEO CONVIVÊNCIAS  .  CNPJ: 07.274.499/0001-74  .  Av. Nelson Cardoso 1149 - Rio de Janeiro  .  Telefone: (21)980-565860  .  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS