COMO TUDO FUNCIONA?
ou: o que esperar
da terapia?

O QUE ESPERAR DA TERAPIA?

Se você decidiu, de forma inteligente e cuidadosa, optar pela terapia, é bem possível que esteja se sentindo ansioso sobre seu primeiro contato com essa técnica. Tomar a decisão de obter ajuda e resolver os problemas que está enfrentando é um primeiro,  porem o mais importante passo para uma nova trajetória na sua vida,  e esse ato deve ser elogiado: PARABÉNS! Esta é a decisão mais sensata que você poderia tomar na direção do autoconhecimento e da verdadeira autoajuda para a solução de problemas que se apresentam como difíceis para você.

Explicar o que se pode  esperar da terapia, tem aqui, a intenção de  ajudar você a se sentir mais preparado e menos "tenso" com seus  primeiros "encontros". No seu primeiro contato com a terapia e depois de haver escolhido um profissional para partilhar suas dificuldades, é bem provável que esse profissional comece lhe fazendo algumas perguntas, a fim de obter uma compreensão do que preocupa você e do modo como o seu processo mental funciona. Todas as informações obtidas nesses primeiros momentos  serão usadas para ajudá-lo no transcorrer do processo terapêutico. 

Algumas perguntas  que o profissional pode fazer incluem:

 "Por que você está procurando a terapia?"- Provavelmente você será perguntado a respeito das questões que estão trazendo você  até aqui, e apesar de entendermos que falar e pensar sobre esses motivos deve trazer algum (ou muito) desconforto,  esta é a  oportunidade de dizer verdadeiramente o "porque" você está aqui e o que você espera obter com a terapia.

"Qual é a sua situação atual e histórico pessoal?" - É muito importante que o profissional escolhido conheça sua situação atual: isso inclui qualquer problema do dia-a-dia que você esteja enfrentando e inclui também as rotinas do  seu trabalho e sua vida doméstica, mesmo que não sejam estes ou aqueles os motivos da sua busca pela terapia. Conhecer um pouco da  sua história pessoal poderá dar ao profissional escolhido, uma chance de entender mais sobre você como pessoa, e o "porque" esses problemas podem estar  ocorrendo.

 "Quais são os sintomas que você está experimentando?" - Se esses sintomas são físicos ou psicológicos: importa. É importante discutir quaisquer sintomas com o profissional.

Bem... é claro que isso não é tudo.... É aconselhável que você seja honesto e aberto ao responder a estas perguntas e a inúmeras outras, a fim de obter o máximo de proveito do processo terapêutico.

Durante sua experiência com a terapia, você deve procurar construir um relacionamento de confiança com o profissional escolhido, para que você possa se sentir seguro e confiante para discutir suas preocupações e aflições. Se por algum motivo você não se sentir à vontade para conversar sobre suas questões com o profissional escolhido (quer seja no começo do relacionamento, que seja no transcorrer dele),  queremos que saiba que é perfeitamente aceitável e altamente recomendável que você procure outro profissional dentro da Plataforma "A CHAVE DA QUESTÃO".

O profissional escolhido precisará e deverá estabelecer alguns limites claros quando você começar seu processo terapêutico  que incluem o seguinte:

1. datas e horários ou períodos efetivos para os encontros/sessões de terapia, salvo o caso em que a escolha é pelo profissional online ou o atendimento seja imediato; 

2. esclarecimento a respeito do acordo de confidencialidade, sigilo e segurança;

3. esclarecimento a respeito das  responsabilidades atribuídas a cada um - de um lado o  profissional e do outro o cliente da plataforma "A CHAVE DA QUESTÃO"; 4. esclarecimento da natureza estritamente profissional do relacionamento entre profissional escolhido e o cliente.

5. Esclarecimento sobre  "como" e "quando" o profissional pode ser contactado pelo cliente fora dos horários agendados - o que é um critério que envolve a disponibilidade do profissional, do cliente,  e limita-se  na circunstância em que o problema trazido como demanda está situado. 

6. acordos e consequências, alem de protocolos de pagamentos, ausências, justificativas, reposição ou perdas das sessões.

A Plataforma "A CHAVE DA QUESTÃO"  do Núcleo Convivências manterá disponível publicamente os psicólogos autorizados pelo Núcleo e cadastrados na Plataforma, para consulta e escolha do usuário. Essa escolha poderá se dar a partir da linha de atuação, da especialidade, do tempo de exercício da profissão, pelo valor cobrado pela consulta, entre outros que estiverem disponíveis na Plataforma no momento de agendamento da consulta ou a critério do próprio usuário. A lista de psicólogos poderá ser alterada a qualquer momento por opção do Núcleo Convivências ou em razões do próprio profissional, devidamente fundamentada.  

No momento do agendamento online, é imprescindível que o usuário se manifeste a respeito da titularidade da consulta/sessão - se é para o próprio usuário ou para terceiros/dependentes ou não. Neste caso, deverá o usuário informar no cadastro, os contatos deste terceiro/dependente e demais informações necessária para que o mesmo possa participar da consulta - Cabe ressaltar que o Núcleo Convivências e a Plataforma "A CHAVE DA QUESTÃO"  não se responsabilizam, sequer respondem civil ou criminalmente pela veracidade dos dados e da solicitação, pela exatidão, autenticidade ou atualização dos dados informados, pelo inconveniente causado no caso de agendamentos indevidos, assim como por qualquer outro dano gerado em torno de ação de inverídica ou má fé.

Após a conclusão do agendamento - que se dá em função do pagamento da unidade ou período contratado, o usuário receberá uma confirmação de agendamento que poderá ser por e-mail, SMS,  WhatsApp ou qualquer veículo de comunicação eficaz eleito pela Plataforma "A CHAVE DA QUESTÃO" , ficando assim, neste procedimento, confirmado o agendamento. Nesta confirmação, será enviado o link para acesso na data e horário agendado ao consultório virtual da Plataforma "A CHAVE DA QUESTÃO" . O software de gestão dessas salas virtuais chama-se PsicoManager e é de propriedade da Empresa Psico Gestor Tecnologia LTDA que se compromete, em termos de contrato, a oferecer todos os protocolos de segurança e confiabilidade exigidos pelos Conselhos de Classe, mais especificamente o Conselho Federal de Psicologia. Fica explícito que, atendimentos em salas virtuais que não são autorizadas pelo Núcleo Convivências e de acordo com a Plataforma "A CHAVE DA QUESTÃO", não são reconhecidos nem autorizados, ficando portanto notificado e esclarecido que não se responsabiliza por conflitos, problemas ou consequências, perdas ou danos gerados e suportados por qualquer das partes que se julgue prejudicada.

Qualquer atraso por parte do usuário ou profissional será de única responsabilidade da parte que assim agiu, não sendo portanto, o Núcleo Convivências ou a Plataforma "A CHAVE DA QUESTÃO" responsáveis por qualquer dano que ocorra a qualquer parte  que se entenda prejudicada pelo atraso.

O Núcleo Convivências e a Plataforma "A CHAVE DA QUESTÃO" Não se opõem, sequer interferem ou tem acesso  à qualquer comunicação externa entre o usuário e o profissional por meios alternativos de comunicação, principalmente no que se refere a resolução de dúvidas e confirmações de horário de consultas. As demais comunicações, informações, acertos e combinações, atendimentos ou sessões que forem efetuados FORA DO AMBIENTE gerenciado e autorizado pelo Núcleo CONVIVÊNCIAS, não serão sob qualquer hipótese, condição ou esfera, de responsabilidade desta Organização, ficando esclarecido que: qualquer e eventual perda ou dano suportados pela parte prejudicada fora do contexto regular e autorizado pelo Núcleo Convivências  e da Plataforma "A CHAVE DA QUESTÃO" serão de total responsabilidade daqueles que se envolveram no ato externo.

O Núcleo Convivências e a Plataforma  "A CHAVE DA QUESTÃO" quando identificarem que o usuário e/ou o profissional está dando seguimento ao tratamento sem a utilização da Plataforma em questão para a realização dos atendimentos, poderá aplicar as medidas cabíveis ao profissional , sujeitando-o à sanções previstas no contato profissional com o Núcleo, assim como resetar o cadastro do usuário, gerando impedimento de acesso e atendimento responsável durante o período  mínimo de 3 meses.

No caso de má conduta ou falta grave pelo profissional autorizado pelo Núcleo Convivências e cadastrado na Plataforma "A CHAVE DA QUESTÃO" junto ao usuário, disponibilizamos um canal de contato para que seja comunicada a falta e para que as providências internas e cabíveis sejam tomadas. 

QUEM PODE SE CADASTRAR PARA ATENDIMENTO OU PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES DA PLATAFORMA "A CHAVE DA QUESTÃO' do Núcleo Convivências". 

- ... "o atendimento de crianças e adolescentes ocorrerá ... com o consentimento expresso de, ao menos, um dos responsáveis legais e mediante avaliação de viabilidade técnica por parte do profissional para a realização desse tipo de serviço""

..."o atendimento de pessoas e grupos em situação de urgência e emergência pelos meios pelos meios de Tecnologias de Informação ... é inadequado, devendo a prestação desse tipo de serviço ser executado por profissionais e equipes de forma presencial"...

"... o atendimento de pessoas e grupos em situação de emergência e desastres pelo meio de Tecnologias de Informação ... é vedado, devendo a apresentação desse tipo de serviço ser executado por profissionais e equipes de forma presencial"...

... "é vedado o atendimento de pessoas e grupos em situação de violação de direitos ou de violência, pelos meios de Tecnologia de Informação ... devendo a prestação desse tipo de serviço ser executado por profissionais e equipes de forma presencial...  

 Toda pessoa maior de 18 anos, civilmente responsável, com competência psíquica pode se cadastrar e usufruir do atendimento

Não é permitido o cadastro  nem o atendimento online de menores de dezoito (18) anos sem a expressa permissão de um responsável, que se dá através da assinatura do termo de autorização - constante nesta Plataforma.  

RESPONSABILIDADES GERAIS DA PLATAFORMA, DO USUÁRIO E DO PROFISSIONAL:  A Plataforma "A CHAVE DA QUESTÃO"  

 

COMENTÁRIOS E AVALIAÇÕES : O Núcleo Convivências e a Plataforma "A CHAVE DA QUESTÃO" disponibiliza um campo na plataforma citada para que os usuários possam expressar  suas considerações e opiniões a respeito do atendimento recebido assim como sobre o profissional que o atendeu. Os comentários que  por ventura os usuários realizem, não tem caráter técnico, sendo seu único objetivo demonstrar e revelar as percepções e vivências pessoas da cada um durante o período de uso dos serviços contratados. O usuário será o único e exclusivo responsável pelo conteúdo dos comentários, devendo esses, aterem-se aos fatos, descrevendo caso assim o desejem, sua opinião de forma clara e respeitosa, pautado na honestidade e veracidade dos fatos quando e assim os convier, sendo absolutamente vedado o uso de linguagem indecorosa, preconceituosa, discriminatória, injuriosa, caluniosa, ofensiva, difamatosa, assim como de toda e qualquer forma que atente contra a dignidade, reputação pessoal ou profissional, contra a honra e a moral, a integridade e todo direito de qualquer pessoa , independentemente de raça, credo, cor ou religião. Não sendo admitidas mensagem subliminares, que favoreçam qualquer tipo de interpretação maliciosa, que contenham dados ou que permitam encontrar dados que constituem ou possam constituir crime (contravenção penal), mensagens que favoreçam, incitem ou possam ser entendidas como incitação à pratica de qualquer tipo de crime, ofenda a liberdade e o exercício de crenças e religiões.  São proibidas declarações e expressões que violem qualquer lei expressa ou de bons costumes, assim como qualquer norma jurídica,. É expressamente proibida qualquer manifestação de cunho político e eleitoral, de opiniões favoráveis ou contrárias a partidos políticos e manifestações partidárias em qualquer esfera. É vedado o uso ou a exposição de qualquer texto ou imagem que viole direitos de propriedade intelectual, inclusive direitos autorais, de marca e pessoais. 

O Núcleo Convivências e a Plataforma "A CHAVE DA QUESTÃO" não pretende fazer nenhuma moderação prévia à exposição do usuário, entretanto, ressalva-se que a Plataforma se reserva o direito de excluir e banir conteúdos parciais ou publicações na íntegra, de conteúdos como os assinalados logo acima.

 

 

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube ícone social

ENTRE EM CONTATO COM A GENTE

 2019  by  NÚCLEO CONVIVÊNCIAS  .  CNPJ: 07.274.499/0001-74  .  Av. Nelson Cardoso 1149 - Rio de Janeiro  .  Telefone: (21)980-565860  .  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS