O QUE ESPERAR DO ACONSELHAMENTO TERAPÊUTICO
E como tudo funciona?
O QUE ESPERAR DO ACONSELHAMENTO TERAPÊUTICO

Se você decidiu optar pelo aconselhamento, é bem possível que esteja se sentindo ansioso sobre seu primeiro contato com essa técnica. Tomar a decisão de obter ajuda e resolver os problemas que está enfrentando é um primeiro e o mais importante passo para uma nova trajetória na sua vida e esse ato deve ser elogiado: Parabéns! esta é a decisão mais sensata que você poderia tomar, na direção do autoconhecimento e da verdadeira autoajuda para a solução de problemas que se apresentam como difíceis para você.

Explicar o que se pode  esperar do aconselhamento terapêutico tem aqui, a intenção de  ajudar você a se sentir mais preparado e menos "tenso" com seus  primeiros "encontros". No seu primeiro contato, depois de haver escolhido um profissional para partilhar suas dificuldades, é provável que este profissional comece lhe fazendo algumas perguntas, a fim de obter uma compreensão do que preocupa você e do modo como o seu processo mental funciona. Todas as informações obtidas nesses primeiros momentos  serão usadas para ajudá-lo no transcorrer do processo de Aconselhamento. 

Algumas perguntas  que o profissional pode fazer incluem:

. "Por que você está procurando aconselhamento?"- Provavelmente você será perguntado a respeito das questões que estão trazendo você  até aqui, e, apesar de entendermos que falar e pensar sobre esses motivos deve trazer algum (ou muito) desconforto,  esta é a  oportunidade de discutir exatamente "o por que" você está aqui e o que você espera obter com o Aconselhamento Terapêutico.

. "Qual é a sua situação atual e histórico pessoal?" - É muito importante que o profissional escolhido conheça sua situação atual: isso inclui qualquer problema do dia-a-dia que você esteja enfrentando e inclui também as rotinas do  seu trabalho e sua vida doméstica, mesmo que não sejam estes ou aqueles os motivos da sua busca pelo Aconselhamento. Conhecer um pouco da  sua história pessoal poderá dará, ao profissional escolhido, uma chance de entender mais sobre você como pessoa e o "por que" esses problemas podem estar  ocorrendo.

. "Quais os sintomas que você está experimentando?" - Se estes são físicos ou psicológicos, importa. É importante discutir quaisquer sintomas com o profissional.

Bem...É aconselhável que você seja honesto e aberto ao responder a estas perguntas, entre inúmeras outras, a fim de obter o máximo de proveito do processo de aconselhamento.

Durante sua experiência com o Aconselhamento Terapêutico, você deve procurar construir um relacionamento de confiança com o profissional escolhido, para que você possa se sentir seguro e confiante para discutir suas preocupações e aflições.

Se por algum motivo você não se sentir à vontade para conversar sobre suas questões com o profissional escolhido (quer seja no começo do relacionamento, que seja no transcorrer dele),  é perfeitamente aceitável e altamente recomendável que você procure outro profissional dentro do site "A CHAVE DA QUESTÃO".

O profissional escolhido precisará e deverá estabelecer alguns limites claros quando você começar seu processo de Aconselhamento  que incluem o seguinte:

 

1. datas e horários ou períodos efetivos para os encontros de aconselhamento, salvo o caso em que a escolha é pelo profissional online e o atendimento imediato; 

2. esclarecimento a respeito do acordo de confidencialidade, sigilo e segurança;

3. esclarecimento a respeito das  responsabilidades atribuídas a cada um - de um lado o  profissional e do outro o cliente do site "A CHAVE DA QUESTÃO"; 4. esclarecimento da natureza estritamente profissional do relacionamento entre profissional escolhido e cliente

5. Esclarecimento sobre  "como" e "quando" o profissional pode ser contactado pelo cliente fora dos horários agendados - o que é um critério que envolve a disponibilidade do profissional, do cliente e limita-se  na circunstância em que o problema trazido como demanda está situado.    

RECEBA NOVIDADES DA CHAVE DA QUESTÃO

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2019 by Fatima Marques / Todos os direitos reservados