ALERTA IMPORTANTE

Para quem procura psicoterapia com psicóloga(o)s qualificados

Nós, do Nucleo Convivências e da Plataforma "A CHAVE DA QUESTÃO", entendemos ser de grande importância estas informações técnicas, profissionais e de uso a seguir. PORTANTO, LEIA COM ATENÇÃO:

Apesar dos potenciais benefícios, profissionais qualificados em torno do mundo advertem que a psicoterapia e o aconselhamento por vias "virtuais" pode não ser a melhor opção para todos ou para todas as situações que precisam de suporte profissional. Então, estamos fazendo questão de trazer aqui, alguns pontos para você considerar ou se perguntar, antes de iniciar sua jornada nesta Plataforma  ou em algum outro site de  orientação psicológica online. Vamos lá:

 - Esta é a ferramenta certa para ajudar você neste momento?  

- Mesmo com uma enorme quantidade de pesquisas no universo acadêmico, ainda não se comprovou ou evidenciou que abordagens autônomas -  online ou através de mensagens de texto, são eficazes para todas as pessoas e nem para todas as situações. Atualmente e no Brasil, após a orientação do Conselho Federal de Psicologia que normatiza atendimentos psicológicos online, alguns sites anunciam que oferecem (pisco)terapia, mas essas afirmações podem ser confusas ou enganosas, frente ao que você possivelmente está procurando. 

 

- As pessoas por trás dos aplicativos estão licenciadas (formação de nível Superior na área e registro ativo no seu respectivo Conselho de Classe) ? São qualificadas para atuar como Profissionais na área declarada?

- Queremos lembrar que o  licenciamento junto com a qualificação do profissional,  protege à você. Usualmente, o termo terapeuta e psicoterapeuta não é uma palavra legalmente protegida no Brasil, não determina que o profissional tenha graduação em psicologia, ou medicina, o que significa que toda pessoa pode pretender ser um terapeuta e oferecer serviços que possam aparecer  e serem enunciados como "terapia". De forma geral, nem sempre é fácil saber se você está sendo atendido por um profissional de psicologia qualificado ou por um terapeuta de qualificação diversa.. Todos os psicólogos e outros profissionais de saúde devem ser licenciados pelo Estado em que eles praticam sua profissão, chamados Conselhos Regionais. As leis de licenciamento protegem você garantindo que apenas aqueles que são graduados por entidades reconhecidas e qualificados para praticar suas funções, recebam uma licença. Isso também garante que você tenha recursos a quem recorrer se houver  algum problema com seu tratamento. Então, antes de se inscrever para qualquer serviço da Web, descubra com quem você está trabalhando, se o profissional  tem qualificações adequadas, licença para atuar e o número da licença. A maioria dos estados oferece um diretório online e pesquisável de profissionais licenciados em seu estado. Saiba se o profissional  é licenciado no estado em que vive.  

- O site ou aplicativo está seguro? As informações que você  fornece são confidenciais? 

- A terapia funciona em parte, porque os profissionais asseguram que os clientes tenham um espaço seguro e privado para compartilhar histórias, pensamentos ou emoções profundamente pessoais e às vezes bastante difíceis e constrangedoras. O que acontece e é dito em um consultório físico, permanece lá, com exceção de algumas situações bem pontuais. Assim, o site ou aplicativo que você vier a usar, deve pelo menos, ser compatível com um ambiente seguro e ter a capacidade de verificar sua identidade e a identidade do seu terapeuta e manter em segurança suas conversas e informações.

- Como você pagará pelo serviço? 

- Alguns planos de saúde cobrem o tratamento de saúde mental, incluindo distúrbios de abuso de substâncias - tratamento que inclui psicoterapia presencial. Quando você é atendido e "trabalha" com um profissional de saúde em um consultório físico, seu plano de saúde pode cobrir parte, boa parte ou a totalidade dos valores cobrados pelo atendimento. O aconselhamento terapêutico, assim como outras abordagens focais, tem um limite pre determinado de atendimentos estabelecidos pelo Conselho Federal de Psicologia. Assim como os planos de saúde também apresentam regras para reembolso alinhadas alinhadas com a Agência Nacional de Saúde. Salientamos que a terapia online ou serviços de terapia na web geralmente não são cobertos ou reembolsáveis ​​pela maioria dos planos de saúde . Se você precisa ser reembolsado, verifique primeiro com seu plano. Caso contrário, prepare-se para pagar o custo total você mesmo. 

 

- Qual seria o modelo de atendimento online mais utilizado ou eficaz?

- Muitos profissionais e clientes estão aprovando as mensagens de texto como muito  úteis para check-ins rápidos ou lembretes. Algumas aplicações podem ajudar com alternativas no dia a dia com técnicas de relaxamento, autocontrole, dicas para bem estar físico, exercícios para concentração e memória, etc. As conferências via Web e o streaming em tempo real podem oferecer muita semelhança com a terapia presencial - o que agrada a muitas pessoas.  Existem casos em que a conferência na Web ou a terapia por "telefone" (voz),  parece ser uma opção viável por conta de algumas limitações para algumas pessoas, principalmente em lugares remotos. Pesquisas atuais mostram que as mensagens de texto  também podem ser consideradas são consideradas um modelo prático  acesso ao profissional durante o  processo.

Nunca se esqueça de que seus equipamentos, o local onde você está, tudo pode interferir e violar seu próprio sigilo. Os profissionais não conseguem controlar o ambiente em que você está. Portanto, assegure-se sempre de estar em local reservado, preservado, seguro e com acesso à internet eficaz.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube ícone social

ENTRE EM CONTATO COM A GENTE

 2019  by  NÚCLEO CONVIVÊNCIAS  .  CNPJ: 07.274.499/0001-74  .  Av. Nelson Cardoso 1149 - Rio de Janeiro  .  Telefone: (21)980-565860  .  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS